Alckmin participa da abertura do seminário Brasil Paralelo X Crescimento Econômico

Para o governador, informalidade é entrave ao crescimento do País

seg, 07/06/2004 - 11h52 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, dia 7, o governador Geraldo Alckmin participou da abertura do seminário Brasil Paralelo X Crescimento Econômico promovido pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), no bairro de Pinheiros, Zona Oeste da Capital. Com o tema “Como eliminar as barreiras ao desenvolvimento e à economia formal no Brasil”, o objetivo do evento é debater como a informalidade inibe o crescimento e as conseqüências na produtividade, na renda e nos investimentos das empresas e apresentar sugestões de saídas para essa ilegalidade.

“É importante destacar que esse seminário é promovido pela sociedade civil, pela iniciativa privada. Alguns acham que a informalidade está ajudando o povo. Não. Ela é um problema gravíssimo. Acaba expulsando aquele que está na economia formal porque não tem mais competitividade”, afirmou Alckmin.

Ele ressaltou que a informalidade não estimula novos investimentos, não exporta, não agrega novas tecnologias, não tem produtividade e competitividade e acaba forçando os que estão na economia formal a pagar uma carga tributária altíssima. “Precisamos reverter isso. Diminuir a informalidade tem que ser uma prioridade do Governo, do Brasil, dos Estados, de todos porque ela é um entrave ao crescimento”, destacou.

Cíntia Cury