Alckmin participa da abertura do Fórum Cultural Mundial

Evento no Teatro Municipal teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Gilberto Gil

ter, 29/06/2004 - 22h40 | Do Portal do Governo


‘Não é por acaso que estamos aqui. São Paulo é formado por pessoas dos quatro cantos do Brasil e do mundo. Este é um Estado e uma cidade cosmopolita’, disse o governador Geraldo Alckmin ao participar da abertura oficial do Fórum Cultural Mundial, no Teatro Municipal, na noite desta terça-feira, dia 29.

Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Cultura Gilberto Gil e de Marta Suplicy, prefeita da Capital, o evento tem como principal meta promover a cultura como parte fundamental da vida contemporânea, destacando sua relação com o desenvolvimento da sociedade.

O governador Alckmin destacou que São Paulo nasceu no entorno de uma escola e teve como um de seus primeiros povoadores o poeta e dramaturgo padre José de Anchieta. E lembrou: ‘No Teatro Municipal foi realizada a Semana de Arte Moderna de 1922, uma verdadeira revolução na cultura brasileira’.

Um dos focos de interesse do Fórum Cultural é um amplo diálogo na América do Sul, estimulando a cooperação cultural entre os países. É uma realização do Ministério da Cultura, da prefeitura da Capital, do Sesc-SP, da Fundação Ford e do Instituto Cultural Via Magia, instituição baiana de promoção de eventos culturais. O Governo do Estado participou com cerca de R$ 360 mil, na produção de material gráfico pela Imprensa Oficial.

O evento de abertura contou com a apresentação de um grupo de rap apresentando o poema “E agora, José?”, de Carlos Drummond de Andrade, e de Inezita Barroso e Pereira da Viola cantando o Hino Nacional, além de dança interpretada por jovens carentes atendidos por diversas ONGs.

O Fórum Cultural Mundial prossegue até o próximo dia 4 de julho, e inclui além de apresentações artísticas em vários espaços culturais, uma “Convenção Global”, no Palácio do Anhembi e uma “Feira de Idéias e Oportunidades”, no Pavilhão Oeste do Anhembi. Nesta, a Secretaria da Cultura do Estado participa com um estande que distribuirá materiais informativos de alguns de seus principais programas, como Projeto Guri, São Paulo – um Estado de Leitores e Revelando São Paulo.

Takao Miyagui / Carlos Prado