Alckmin participa da abertura do 23º Congresso Internacional de Odontologia

Evento vai até 27 de janeiro e é um dos maiores do mundo no setor

dom, 23/01/2005 - 22h23 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou neste domingo, dia 23, da abertura do 23º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP) e da 8ª Feira Internacional de Odontologia, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Um dos maiores eventos do mundo no setor, o Congresso deve receber até o dia 27 de janeiro mais de 70 mil pessoas. Cerca de 400 empresas nacionais e internacionais mostrarão as últimas novidades em tecnologia, equipamentos, insumos e materiais para a área de odontologia e estética. A expectativa dos organizadores é movimentar mais de US$ 10 milhões durante os quatro dias e gerar 600 empregos diretos e 1.200 indiretos.

Em seu discurso, Alckmin destacou a importância do Congresso para o Estado, por ser um dos mais importantes do mundo e trazer novos conhecimentos, avanços científicos, aperfeiçoamento profissional para os dentistas. Disse também que a Feira de Odontologia, com exposição de novos produtos e equipamentos, é uma ótima oportunidade para fazer bons negócios que gerem emprego, renda e trabalho.

Ressaltou, principalmente, as parcerias que o Estado têm feito com a Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) e com o Conselho Regional de Odontologia na questão da fluoretação da água.

‘Em São Paulo, nós tínhamos em 1998, um índice de 3,72 cáries para crianças com até 12 anos de idade. Em 2002 esse número caiu para 2,52 cáries. Até cinco anos de idade, em 1998 o Estado tinha 39% de crianças livres de cáries. Agora já chegamos a quase 50% de crianças sem cáries, nessa faixa etária’.

Outra ação importante na questão da fluoretação foi a parceria feita em maio de 2004, entre o Governo paulista e 122 cidades do Interior que não tinham flúor em sua rede de abastecimento. ‘O abastecimento dessas cidades é operado pelas prefeituras, e não pela Sabesp. Fizemos então um convênio com todos esses municípios pequenos, para que tenhamos 100% de água fluoretada em todo o Estado’.

‘Pagamos a chamada bombona para fluoretação e dois anos de custeio por conta do Estado. Então nenhum município ficou fora desse trabalho’.

Sobre o tema central do Congresso, que é ‘Odontologia – Porque o Mundo Precisa Sorrir’, disse que é muito apropriado, pois existe uma relação entre saúde física e psicológica. ‘O mundo precisa sorrir mais, porque as pessoas sorrindo mais têm mais saúde’.

Alckmin contou que o maior sucesso do Centro de Referência do Idoso (CRI) é a área da Odontologia. Ele informou que será inaugurado um segundo CRI e que a grande procura é exatamente na área de próteses e tratamento odontológico.

O governador foi homenageado com uma peça de cristal gravada a laser, em agradecimento ao apoio dado ao evento e à Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD)

Estiveram presentes no evento: José Serra, prefeito de São Paulo e presidente do honra do evento; Salvador Nunes Gentil, presidente do 23º Congresso Internacional e da 8ª Feira Internacional de Odontologia; Luciano Artioli Moreira, presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas; Guido Maltagliati, presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas; Gilberto Pucca, coordenador nacional de saúde bucal, representando o ministro da Saúde; Miguel Santiago Nobre, presidente do Conselho Federal de Odontologia; e os secretários estaduais Arnaldo Madeira, da Casa Civil, e Luiz Roberto Barradas Barata, da Saúde.

Carlos Prado / Luiz Roberto Kamide