Alckmin participa da abertura de evento que discute tecnologia de ponta para a Saúde

Governador destaca que avanços tecnológicos estão à disposição dos que mais precisam nos hospitais públicos do Estado

qua, 27/10/2004 - 13h49 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin destacou, durante cerimônia de abertura da VI Telmed Educ’2004, nesta quarta-feira, dia 27, na Capital, a necessidade da união do conhecimento científico, habilidades pessoais e tecnologia. Ele disse que a tecnologia da informação é hoje importante ferramenta de ensino e traz resultados práticos para a medicina.

Como exemplo da aplicação das inovações tecnológicas na área da saúde, Alckmin ressaltou que o Estado inaugurou, na semana passada, um novo serviço de tomografia no Hospital do Ipiranga, na Zona Sul da Capital, que permite integração on-line com especialistas, na Unifesp. “A paciente está fazendo uma tomografia computadorizada no Hospital do Ipiranga e imediatamente, on-line, um neurologista já está interpretando a tomografia lá na Unifesp, fazendo o laudo, comentando com o colega. Com isso se pode ter uma grande agilidade, economia e avanço em termos de resultado, diagnóstico e tratamento. É ilimitado”, afirmou.

Ele lembrou que a tecnologia da informação está incorporada aos 60 hospitais da rede pública estadual. “São Paulo é um Estado que tem medicina de Primeiro Mundo. Nós não ficamos devendo nada aos melhores centros médicos das principais capitais do mundo. E o importante é que isso é colocado à disposição de quem mais precisa, que são as pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou.

O governador ressaltou ainda que os avanços tecnológicos de diagnósticos precoces, tratamento adequado e melhora das condições de vida da população estão se traduzindo em redução de mortalidade infantil, aumento da expectativa média de vida e qualidade de vida melhor. Ele informou que, há dez anos, morriam no Estado 25 bebês em cada mil nascidos vivos. Esse índice caiu para 14 mortes para cada mil nascimentos. Já a expectativa de vida média, que em 1950 era de pouco de 50 anos de idade, atualmente chega a 75 anos. “A queda da mortalidade infantil em São Paulo deve-se a fatores como saneamento básico, Programa de Saúde da Família, atendimento à gestante e ao parto, UTI neo-natal e melhores equipamentos”, enfatizou.

Já na área da Educação, o governador colocou a tecnologia da informação como um diferencial importante. “Com a telemedicina é possível ouvir especialistas do mundo inteiro, realizar teleconferências, aulas nacionais ou internacionais, quer dizer, possibilita ao ensino uma qualidade, uma excelência, um ganho, que é um diferencial importante”, disse. Ele enfatizou ainda que não haverá Saúde bem conduzida sem profissionais muito bem qualificados.

O VI Telmed Educ’2004, que está sendo realizado na Universidade Paulista (UNIP), com a participação de diversas universidades, instituições de saúde e empresas, por meio de videoconferência, vai até sexta-feira, dia 29. O objetivo da Exposição e Congresso Internacional de Educação e Treinamento à Distância, Sistemas da Informação e Telesaúde é apresentar e debater as inovações tecnológicas e suas aplicações.

Alckmin alertou que a tecnologia é muito importante, porém, não substitui o profissional de saúde, mas complementa sua ação. E que isso se traduz em melhoria na qualidade de vida das pessoas.

Cíntia Cury