Alckmin participa da abertura da Hospitalar 2005

Evento está sendo realizado no Expo Center Norte

ter, 14/06/2005 - 15h56 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou, nesta terça-feira, dia 14, no Expo Center Norte, da cerimônia de abertura da 12ª edição da Hospitalar – Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para hospitais, laboratórios, clínicas e consultórios.

Alckmin destacou a importância do evento, para o qual trabalham mais de 12 mil pessoas e que deverá gerar negócios pelos próximos 90 dias.

O governador disse que, além da geração de emprego e renda, a feira também é importante para exportação, atividade industrial e comércio. Outro aspecto destacado por ele foi o fato de que agora, simultaneamente com a Hospitalar, também é realizada a Odonto Brasil, que é a primeira Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para a Odontologia. “Saúde é um conceito global. É cuidar de gente” afirmou.

No evento, o governador lembrou que a saúde está melhorando e que isso pode ser verificado pela redução da mortalidade infantil. Atualmente, em São Paulo, é de 14,2 mortos para cada 1.000 nascidos vivos e também pelo aumento da expectativa de vida, que atualmente é de 72 anos. “Por outro lado, a medicina ficou cara, porque o avanço tecnológico a tornou mais sofisticada”, comentou. Além disso, o envelhecimento deixa as pessoas mais expostas à doenças degenerativas, cujos tratamentos também são caros, lembrou.

Alckmin ressaltou a necessidade da correção na tabela de repasse do Sistema Único de Saúde – SUS. Ele afirmou que os hospitais que prestam atendimento, principalmente pelo SUS, ou seja, que atendem poucos pacientes de convênio médico, não estão conseguindo manter o atendimento e que esses hospitais normalmente ficam nas regiões mais carentes e são destinados à população que mais precisa.

Ele contou que muitos desses hospitais estão fechando leitos por falta de recursos financeiros para o custeio. Alckmin aproveitou para reiterar que São Paulo é parceiro no sentido de ajudar o Governo Federal a melhorar o repasse do SUS para atender quem mais precisa.

O governador lembrou ainda que o Estado de São Paulo é um dos poucos Estados que cumprem a Emenda Constitucional nº 29, que determina aos Estados investimentos de 12% da arrecadação na área da Saúde. “Nós ultrapassamos esse valor”, destacou.

Cíntia Cury