Alckmin participa da abertura da Fenasoft 2002

Governador visitou os estandes da exposição e elogiou os avanços tecnológicos

ter, 23/04/2002 - 17h19 | Do Portal do Governo


A Fenasoft 2002 foi aberta nesta terça-feira, dia 23, com 412 empresas expondo as novidades na área da tecnologia empresarial e em produtos que auxiliam o dia-a-dia das pessoas. Os principais lançamentos da 16ª edição da feira foram observados pelo governador Geraldo Alckmin, que participou da cerimônia de abertura.

Os avanços tecnológicos vêm ocorrendo rapidamente nos últimos 20 anos. Para acompanhar as mudanças, o Governo do Estado está investindo no aperfeiçoamento do governo eletrônico paulista. Desde que foi implantado, no início de 1995, o Estado obteve uma significativa economia nos gastos públicos, além de melhorias na área da Ciência e também na democratização do acesso às novas tecnologias.

Alckmin citou a Bolsa Eletrônica de Compras (BEC) como uma das principais conquistas do governo eletrônico. Segundo ele, a última compra de pneus para viaturas policiais foi feita por meio da BEC. ‘Conseguimos uma redução de 22% com a aquisição eletrônica’, comparou. O governador lembrou ainda que a tecnologia de ponta está ajudando o Governo no setor da Segurança Pública. ‘O Disque-Denúncia e o Infocrim são exemplos da importância da tecnologia’.

O Poupatempo também foi lembrado na abertura da exposição. São postos instalados pelo Estado em locais estratégicos da Capital e também no Interior, que oferecem inúmeros serviços públicos aos cidadãos, como emissão de documentos, fotocópia, licenciamento de veículos, seguro desemprego e atestado de antecedentes.

A democratização do acesso à internet é outro programa de destaque. Já foram entregues 43 unidades do Infocentro em bairros da periferia de São Paulo. Cada centro possui 10 microcomputadores, uma impressora e um servidor e oferece acesso gratuito à internet para a população. ‘Inauguramos recentemente uma unidade voltada aos portadores de deficiência visual’, disse Alckmin. Os computadores deste Infocentro contam com um software chamado Virtual Vision, que lê para o usuário as informações que aparecem escritas na tela.

Novidades da feira

A grande quantidade de micro e pequenos empresários na Fenasoft está sendo um dos destaques deste ano. São 64 micro empresas instaladas no estande do Sebrae. O diretor nacional do Sebrae, Vinícius Lumertz, informou que a expectativa é a de que estas empresas obtenham R$ 3 milhões em vendas durante a feira.

A Cilix é uma das pequenas empresas presentes na exposição. Ela trouxe uma novidade na área de segurança pessoal. É um software que pode ser instalado nas operadoras de telefone celular, tanto pré como pós-pago. O diretor-executivo da Cilix, João Leopoldo Neto, explicou que o sistema envia mensagens aos usuários de celulares para saber se está tudo bem. ‘Estas mensagens são enviadas nos horários escolhidos pelos clientes. Ou seja, quando voltam do trabalho ou da academia, enfim, nos momentos em que estão nas ruas ou chegando em casa. Digitando uma senha no celular, o usuário informa à operadora que tudo está tranqüilo’, afirmou.

Caso a mensagem não seja respondida, a informação é enviada para cinco pessoas escolhidas e também cadastradas pelo usuário. ‘Se nenhuma dessas cinco pessoas da confiança dele comunicarem que está tudo bem, os dados financeiros (como cartões de banco) do cliente são bloqueados e a notícia é espalhada para o serviço policial e para o Corpo de Bombeiros’, explicou.

Outros lançamentos da feira são: O Projeto Conhecer, o Governo Eletrônico Federal, a Eletronic Game Expo, o Pavilhão Linux, o Adobe Photoshop 7, entre outros.

Segundo o presidente da Fenasoft 2002, Max Gonçalves, até o encerramento no próximo domingo, a Feira deverá receber cerca de 400 mil visitantes. Também participaram da abertura o ministro das Comunicações, Juarez Quadros do Nascimento, e o vice-governador de Santa Catarina, Paulo Bauer.

Rogério Vaquero