Alckmin participa da abertura da exposição ‘Presença Libanesa no Brasil’

nd

qui, 14/03/2002 - 21h41 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou nesta quinta-feira, dia 14, da abertura da exposição ‘Presença Libanesa no Brasil’, no teatro do Clube Atlético Monte Líbano.

A mostra traça um panorama da contribuição da comunidade libanesa nos mais diversos setores do País, tanto na arte e cultura como na política e atividades empresariais. O Brasil abriga hoje uma comunidade de 8 milhões de libaneses e descendentes, a metade radicada no Estado.

Segundo o governador, o Estado de São Paulo é o mais cosmopolita do Brasil e sua grandeza deve-se muito à imigração.

Alckmin ressaltou que vieram para o Estado povos da Ásia, Europa, África e a presença árabe é muito forte. ‘Eu, por exemplo, sou de origem espanhola, mas o nome Alckmin é palavra árabe e remonta aos mouros e a forte presença árabe na Península Ibérica, por isso é uma alegria poder participar desse evento’, afirmou o governador.

Fazem parte da mostra painéis contendo fotos de hospitais, hotéis, associações filantrópicas e organizações líbano-brasileiras, objetos pessoais do navegador Amyr Klink e do tenista Luís Mattar, livros de Raduan Nassar e Milton Hatoum, esculturas de Odette Eid e Maria Helena Chartune, além de obras dos pintores Antônio Hélio Cabral e Rubens Matuk. As peças ficarão expostas até o dia 24 próximo.

Em homenagem à exposição, foi lançado um carimbo filatélico dos Correios, que será utilizado em correspondências seladas na agência localizada na rua Líbero Badaró 605, no centro.

Alckmin agradeceu ainda a grande contribuição da imigração libanesa para as ciências, as artes e a filantropia.

Participaram também do evento o governador do Pará, Almir Gabriel, o governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, o presidente do Senado, Ramez Tebet e a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy.