Alckmin participa da abertura da exposição dos Tesouros da China

Objetivo da mostra é estreitar os laços culturais e comerciais entre China e Brasil

qui, 20/02/2003 - 21h24 | Do Portal do Governo


Com 450 obras, entre elas 13 estátuas de terracota em tamanho natural produzidas há mais de 200 anos a.C., foi inaugurada nesta quinta-feira, dia 20, a exposição ‘China: Guerreiros de Xián e os Tesouros da Cidade Proibida’, no Pavilhão Oca, no Parque do Ibirapuera.

A abertura da mostra contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do governador Geraldo Alckmin.

O governador destacou a importância das relações culturais e comerciais entre os dois países e a integração dos povos. ‘O Brasil e a China estão caminhando fortemente no sentido das parcerias econômicas. E São Paulo participa através das tecnologias nas usinas de Três Gargantas e com a Embraer, que montou sua primeira fábrica fora do país, em território chinês’.

Trata-se de uma das maiores exposições sobre a cultura chinesa já realizada no Brasil com o objetivo de apresentar 5 mil anos de história e também estreitar laços econômicos entre os países. A exposição foi divida em dois grandes núcleos. O primeiro, a ‘Província de Shaanxi’, é dedicado aos achados arqueológicos da região de Xi´An, sudoeste da China, e tem como destaque 11 estátuas de guerreiros e 2 cavalos, em terracota e tamanho natural, que teriam sido feitas para proteger a tumba do imperador Qung Shi Huang. Para Alckmin, os guerreiros de Xi´An são hoje os guerreiros da paz, os mensageiros da amizade.

O segundo núcleo é o ‘Museu do Paço Imperial – Cidade Proibida – Pequim’, composto por peças pertencentes ao acervo das duas últimas dinastias chinesas, Ming (1368 a 1644) e Qing (1644 a 1911), vindas dos Museu do Palácio Imperial. As peças são avaliadas em US$ 120 milhões.

Sobre a primeira visita oficial do presidente Lula ao Estado, Alckmin transmitiu a confiança de São Paulo em ser parceiro e trabalhar com o Governo Federal. Estiveram presentes também na exposição, os ministros Celso Amorim, das Relações Exteriores, e Gilberto Gil, da Cultura, a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, e o embaixador da China no Brasil, Jian Yuande.

Visita privilegiada

Os visitantes brasileiros têm uma vantagem em relação aos chineses: poderão caminhar entre as esculturas, que são protegidas por redomas de vidro. Na China, a exposição só pode ser vista por uma passarela.

A mostra fica em São Paulo até 18 de maio, de terça a sexta-feira, das 9 às 21 horas, e de sábado e domingo, das 10 às 21 horas no Pavilhão Oca, no Parque do Ibirapuera.

Carlos A. Prado / Takao Miyagui