Alckmin participa da abertura da Couromoda 2004

31ª edição vai até 16 de janeiro

ter, 13/01/2004 - 18h04 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou nesta terça-feira, dia 13, da abertura da 31ª Couromoda 2004 (Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro), que está sendo realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, até o próximo dia 16.

Considerada a maior feira especializada na América Latina, reúne 915 empresas de mais de 60 países e apresenta cerca de 1.500 marcas de calçados e acessórios de moda, em seus 45 mil metros quadrados de estandes. No ano passado, a Couromoda recebeu mais de 54 mil visitas, entre lojistas nacionais e compradores estrangeiros. A expectativa para 2004 é que o público visitante seja bem maior. A 31ª edição da feira tem 14% a mais de expositores e é 7% maior em área.

Alckmin disse a Couromoda é um bom termômetro de como vai ser o ano no setor. “Nós brasileiros podemos nos orgulhar de sermos o maior produtor calçadista do Ocidente e o terceiro maior produtor do mundo”, informou.

O governador falou sobre a importância do segmento calçadista como empregador e grande gerador de renda, e lembrou que o Estado de São Paulo está contribuindo para o crescimento do setor. Entre as medidas que beneficiam a indústria calçadista, Alckmin citou a redução do imposto ICMS do setor calçadista de 18% para 12%, os trabalhos que vêm sendo feitos para garantir a sanidade do rebanho paulista e as parcerias com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). “São Paulo tem feito um grande esforço na plataforma exportadora, diminuindo as fragilidades, aumentando o emprego e ajudando o Brasil a bater seus recordes na balança comercial”, acrescentou.

Segundo o Ministério do Turismo, o Brasil vende calçados para 124 países, tem um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 40 bilhões anuais do curtume até o produto final, e exportações totais de 3,5 bilhões de dólares em calçados, couros, artefatos de couro, componentes e máquinas para confecção de calçados. O setor gerou, em 2003, 40 mil empregos na indústria calçadista.

Durante o evento, Alckmin assinou decreto que autoriza a transferência do prédio da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), localizado em Jaú, interior do Estado, à Secretaria da Segurança Pública para a instalação do 27º Batalhão da Polícia Militar.

Participaram da abertura da Couromda, o presidente em exercício, José Alencar; os ministros do Desenvolvimento, da Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan; do Turismo, Walfrido dos Mares Guia; os governadores do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto; de Minas Gerais, Aécio Neves; a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy; e o secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles.

Simultaneamente à Couromoda, também está sendo realizada a 25ª Feninver (Feira Brasileira de Confecções e Assessórios de Moda).

Lílian Santos/Macedo Júnior