Alckmin participa da abertura da Couromoda 2003

Governador afirmou que o grande desafio do Brasil é fortalecer o mercado interno e exportar mais

ter, 14/01/2003 - 13h01 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou, nesta terça-feira, dia 14, da cerimônia de abertura da Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro – Couromoda 2003. Alckmin afirmou que o grande desafio do Brasil é fortalecer o mercado interno e exportar mais.

O governador declarou que São Paulo já está empreendendo diversos esforços nesse sentido. ‘Estamos trabalhando com uma grande plataforma exportadora, criando assessoria de comércio exterior, Poupatempo de exportação, fast track para liberar mais rápido os chamados créditos tributários, oferecendo educação para o trabalho, para qualificar mão-de-obra , através das Fatecs e das escolas técnicas do Centro Paulo Souza, e incentivando os clusters (arranjos produtivos)’.

Alckmin anunciou que na próxima quinta-feira, dia 16, será realizada às 9 horas, no Palácio dos Bandeirantes, uma reunião com lideranças de diversas esferas do governo e traders (operadores do comércio internacional) para definir as diretrizes do Estado nas ações de apoio do Governo de São Paulo para o aumento das exportações.

Segundo o secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, nessa reunião vai ser discutido o melhor modelo a ser adotado pelo Estado, como a criação de uma agência de exportação ou de uma assessoria de comércio exterior.

A Couromoda é a maior feira especializada na América Latina e a terceira do mundo. ‘Temos aqui grandes pólos produtores de calçados, como Franca, Jaú e Birigui, e isso está crescendo’, afirmou o governador. Os 800 expositores da feira respondem por 80% da produção brasileira e oferecem a lojistas e importadores a mais completa amostragem da moda, da tecnologia e do marketing do setor de calçados e artefatos de couro.

Na edição de 2002, a Couromoda atraiu 49,6 mil visitantes, sendo que 73% eram compradores, entre lojistas, atacadistas, distribuidores e importadores.

Cíntia Cury / André Muniz