Alckmin participa da abertura da campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite

Todas as crianças com menos de cinco anos deverão receber nova dose da vacina neste sábado, dia 23

sáb, 23/08/2003 - 10h51 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou na manhã deste sábado, dia 23, da abertura da 2ª fase da campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite, no Lar Batista de Crianças, no bairro do Campo Limpo, zona sul da Capital. A instituição tem dez unidades em São Paulo, em regime de internato, semi-internato e creche.

Essa unidade atende 50 crianças em regime de internato e outras 500 dentro do projeto ‘Gente Jovem’, que oferece curso profissionalizante, reforço escolar e recreação. Devem ser aplicadas no local hoje 100 vacinas em crianças da comunidade e internos. No entorno do Lar Batista de Criança há cerca de 55 creches.

‘Com a vacina Sabin, a Poliomielite está praticamente erradicada do Brasil há cerca de 15 anos. A vacina tem grande eficiência, mas é preciso continuar imunizando as crianças, porque a paralisia infantil não está erradicada no mundo. Há países na Asia que ainda tem casos da doença’, declarou o governador. De acordo com Alckmin, as crianças asiáticas podem vir para o Brasil com o poliovírus.

Ele alertou que a vacina não dói nada, porque são apenas duas gotinhas, e lembrou que deve ser aplicada aos dois, quatro e seis meses de idade, com reforço aos 15 meses e anualmente até a faixa dos cindo anos. Ele disse para os pais aproveitarem a ocasião para atualizar a carterinha de vacinação dos filhos. O último caso de paralisia infantil no Estado de São Paulo foi registrado em 1988, no município de Teodoro Sampaio.

A meta da Secretaria da Saúde é imunizar até às 17 horas deste sábado pelo menos 95% das crianças com menos de cinco anos de idade, mesmo percentual de cobertura atingido durante a primeira fase da campanha, realizada em junho.

Foram distribuídas cerca de 5,5 milhões de doses da vacina Sabin em todo o Estado para essa fase da campanha. Além dos postos de saúde fixos, serão montados postos volantes em locais como shopping centers, escolas, lanchonetes, paróquias e estações de metrô. Todas as crianças em idade de vacinação deverão receber nova dose, independentemente de terem tomado a primeira vacina em 14 de junho.

Kombis/Entrega

O governador entregou dez Kombis para o município de São Paulo, que devem ser usadas, principalmente, no transporte mensal de cerca de 300 pacientes que sofrem de insuficiência renal crônica e precisam fazer hemodiálise. Atualmente esse serviço atende 100 pessoas/mês. O investimento do Estado foi de 273 mil reais.

Profissionais da saúde

O governador Geraldo Alckmin informou que os profissionais da saúde recebiam prêmios por produtividade e assiduidade de 80 reais (nível elementar), 120 reais (nível médio) e 180 reais (nível superior) e, a partir de 2001, passaram a receber prêmios de 40% do salário, o que representou um aumento razoável para grande parte da categoria. Ele fez a declaração ao ser questionado por jornalistas sobre a possível greve dos funcionários do setor a partir da próxima segunda-feira, dia 25.

Alckmin disse que não descarta o reajuste, mas explicou que o aumento salarial não pode ser dado neste momento em razão da Lei de Responsabilidade Fiscal. ‘A arrecadação do Estado vem caindo desde o mês de abril em razão da recessão. Caindo a arrecadação o salário se mantem igual mas o pecentual de gastos do Governo sobe. Estamos na chamado limite prudencial da Lei de Responsabildiade Fiscal.’ Ele explicou que não se pode gastar mais da 49% da receita corrente líquida e o limite prudencial é quanto se está em torno de 48%. ‘Aí o Estado é impedido juridicamente de aumentar os gastos. Além disso, esse é o primeiro ano que terá punição para quem desreipeitar a Lei,’ afirmou Alckmin. Quando a economia voltar a a crescer o percentual de gastos cai e abre-se um espaço para o reajuste dos salários.

‘É preciso ter paciência. Eu também acho muito ruim, mas só em julho o Estado perdeu 120 milhões de reais em arrecadação. Por isso, não há razão para se fazer greve. Não é questão de vontade, mas de limitação legal’, declarou o governador. Ele alertou os servidores que o prêmio de incentivo e concedido pela produtividade e assiduidade, portanto, quem faltar perde o prêmio.

Cíntia Cury