Alckmin participa da abertura da 2ª fase da exposição ‘O Empreendedorismo – De Anchieta aos novos te

Mostra será vista por cerca de 10 mil alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental

qui, 15/04/2004 - 13h26 | Do Portal do Governo


Alunos de 5ª a 8ª séries da Escola Estadual Ângelo Bortolo e do Colégio Renovação participaram, na manhã desta quinta-feira, dia 15, da cerimônia de abertura da 2ª fase da exposição ‘O Empreendedorismo – De Anchieta aos Novos Tempos’, organizada pela Associação Comercial de São Paulo, no Pátio do Colégio, região Central da Capital.

Antes de assistir a um filme que apresentava a carta enviada pelo Padre José de Anchieta aos seus superiores, em Roma, falando sobre a fundação da cidade de São Paulo, na Cripta da Igreja Beato José de Anchieta, os estudantes ouviram do governador Geraldo Alckmin que o primeiro empreendedor do Brasil foi Padre Anchieta. “E uma das primeiras coisas que ele fez foi criar uma escola. Quando ficamos um pouco mais velhos, percebemos o quanto é necessário o estudo”, disse. Alckmin destacou também a importância do trabalho e da religião na vida das pessoas.

Em seguida, fizeram uma visita monitorada à exposição das Cartas de Anchieta e também pelo Centro Histórico da cidade, onde puderam conhecer os prédios que marcam a visão empreendedora de São Paulo, como a Bolsa de Valores do Estado de São Paulo (Bovespa), Bolsa Mercantil e Futuros (BM&F), sede do Banespa-Santander e Associação Comercial. Durante todo o passeio, os alunos receberam informações referentes à história, formação e desenvolvimento de São Paulo.

Alckmin lembrou que no mundo será cada vez menor o número de pessoas que conseguirão emprego com carteira assinada e maior a quantidade de empreendedores. “É muito importante termos o conceito de empreendedorismo e criarmos uma cultura de empreendedor. Dinheiro não é para pagar juros. Dinheiro é para movimentar a economia, abrir postos de trabalho para os jovens, melhorar renda, abrir oportunidades para as pessoas”, afirmou.

O trajeto, com duração aproximada de duas horas, deverá ser percorrido por cerca de 10 mil alunos de 5ª a 8ª séries de escolas públicas e privadas da Capital, até o mês de junho. Na opinião do secretário da Educação, Gabriel Chalita, esse tipo de atividade torna o aprendizado mais gostoso.

De acordo com o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, as escolas públicas que quiserem levar seus alunos para participar da exposição deverão entrar em contato com a organização, já que terão transporte gratuito.

O governador estava acompanhado dos secretários estaduais da Educação, Gabriel Chalita; da Cultura, Cláudia Costin; da Justiça e da Defesa da Cidadania, Alexandre Moraes; e da Casa Civil, Arnaldo Madeira. Os presidentes da Bovespa, Raymundo Magliano Filho, e da BM&F, Manoel Félix Cintra Neto, também participaram da cerimônia.

A exposição ‘Os Empreendedores: de Anchieta aos novos tempos’ ficará em cartaz de 15 de abril a 20 de junho, de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas, na Cripta da Igreja Beato José de Anchieta, no Pátio do Colégio, Praça Pátio do Colégio, 84, Centro. O telefone para contato é (11) 5589-2355.

Cíntia Cury