Alckmin oferece SP como plataforma chinesa para América Latina

Governador enfatiza oportunidade para investimentos na infra-estrutura paulista

seg, 24/05/2004 - 12h02 | Do Portal do Governo


PEQUIM – O governador Geraldo Alckmin apresentou o Estado de São Paulo a cerca de 500 empresários chineses e enfatizou a possibilidade de intercâmbio comercial e de investimentos. A palestra ocorreu nesta segunda-feira, às 15h de Pequim (4h da madrugada no Brasil), e fez parte do seminário ‘BM&F na China’, promovido pela Bolsa de Mercadorias e de Futuros. ‘Nós queremos fazer com que aquilo que chamamos ‘negócio da China’ no Brasil seja conhecido como ‘negócio paulista’ para os chineses’, disse o governador.

O governador de São Paulo participa da Missão Oficial do Brasil na China, chefiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. ‘São Paulo se oferece, desde já, para atuar como plataforma chinesa junto ao Mercado Latino-Americano.’

Alckmin apresentou alguns dados da economia de São Paulo: primeiro exportador de carne bovina, frango, soja, suco de laranja, açúcar e álcool do mundo; quarto maior produtor de aeronaves do planeta; oitavo maior produtor de aço; oitavo produtor de software e décimo primeiro produtor de automóveis. ‘No que se refere ao PIB calculado pela Paridade de Poder de Compra, o Estado de São Paulo equivale a mais da metade da Espanha, quase quatro vezes Cingapura e 60% da Coréia do Sul’, disse Alckmin.

O governador lembrou que São Paulo já tem aprovada a legislação das Parcerias Público-Privadas, o que facilita a atração de investimentos. ‘Estamos mantendo diversas conversas com grupos empresariais interessados em investir na infra-estrutura brasileira’, disse o governador. O secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, já fez três apresentações a cerca de 1.800 empresários chineses nos últimos três dias. ‘Noto um grande interesse do empresariado chinês nos assuntos de São Paulo’, disse Meirelles. ‘Creio que teremos cada vez mais bons negócios pela frente’, concluiu.