Alckmin: ‘O caminho da paz está no setor produtivo’

Governador encerrou seminário 'Brasil: Plataforma Emergente de Empresas Classe Mundial'

qui, 24/07/2003 - 20h35 | Do Portal do Governo


‘O caminho da paz está no setor produtivo’, disse o governador Geraldo Alckmin ao encerrar na noite desta quinta-feira, dia 24, o seminário ‘Brasil: Plataforma Emergente de Empresas Classe Mundial’, no Amcham Convention Center. ‘O trabalho é o melhor caminho para enfrentarmos as questões sociais e melhorarmos a vida das pessoas, promovendo o bem estar social’, destacou.

Alckmin fez um balanço geral das ações do governo paulista nas áreas de transporte, educação, investimento, habitação e setor exportador, com ênfase aos portos e aeroportos, além das cadeias produtivas. ‘Somos um Estado bandeirante, com as contas públicas em dia, déficit zero e com investimentos, procurando ajudar num círculo virtuoso como, por exemplo, na área da construção civil, com 70 mil unidades habitacionais’. Destacou ainda a importância do seminário em unir esforços, talentos, pessoas e experiências no caminho do desenvolvimento.

O evento é uma realização da Amcham e da revista América Economia, que lançou uma edição especial com o ranking das 500 maiores empresas da América Latina e as 100 maiores multilatinas, com o objetivo de debater o crescimento econômico e a competitividade no Brasil e na América Latina. Também foi discutido como o novo governo brasileiro pode interagir com o setor privado, tirando partido de tendências como o crescente número de empresas estrangeiras que estão instalando no Brasil seus centros de gerenciamento e decisão para a América Latina.

São consideradas ‘empresas de classe mundial’ aquelas que buscam avançar em seus padrões de qualidade para atender seus clientes e manter-se competitivas no mercado internacional, além de garantir a segurança operacional, a saúde das pessoas e a proteção do meio ambiente.

Alckmin ressaltou que São Paulo tem feito um grande esforço para receber essas empresas, criando condições favoráveis ao empreendedorismo. ‘O verdadeiro desafio, hoje, é o da competitividade e, para isso, o esforço exportador na atual situação brasileira precisa ser muito forte’.

Carlos Prado / Takao Miyagui