Alckmin nomeia Ana Hickmann Embaixadora das Ações com o Terceiro Setor

Durante o evento, foi lançado o Portal da Secretaria da Administração Penitenciária

qui, 03/02/2005 - 18h20 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin nomeou nesta quinta-feira, dia 3, no Centro de Ressocialização de Sumaré, a modelo e apresentadora Ana Hickmann como “Embaixadora das Ações Governamentais em Parceria com o Terceiro Setor”.

O evento teve como objetivo abordar o resultado positivo do funcionamento de 23 unidades prisionais geridas em parcerias com as Organizações Não-Governamentais.

“Eu agradeço o convite e espero trazer outras pessoas a divulgar e a dar continuidade a esse projeto maravilhoso”, disse Hickmann.

Sobre a importância das parcerias, Alckmin destacou que esse é o caminho do novo milênio. “Nós precisamos romper com esse conceito de que o Governo tem que fazer tudo. Eu acho que o melhor caminho é o das parcerias”, comentou.

O governador lembrou que o Estado de São Paulo tem parcerias com o Terceiro Setor em 21 Centros de Ressocialização, 2 penitenciárias, 18 Restaurantes Bom Prato e 18 hospitais. “Todo o trabalho de alimentação, assistência jurídica, médica, odontológica, trabalho com as famílias, de reeducação, escolas, entre outros, são serviços em parcerias com a sociedade civil. E é importante ressaltar que as parcerias são sem fim lucrativo, por isso é o chamado Terceiro Setor”, disse.

O Centro de Ressocialização de Sumaré é uma das 23 unidades prisionais que tem administração compartilhada com a Associação de Proteção e Assistência Carcerária – ONG Apac. É uma unidade para 210 presos, sendo 140 regime fechado e 70 regime aberto. No local, eles desenvolvem vários trabalhos, como polimentos de jóias, confecção de roupas, fabricação de componentes eletrônicos e equipamentos musicais.

“Hoje nós contamos com diversas oficinas e com 98% dos reeducandos trabalhando em várias empresas da região de Sumaré”, informou o presidente da ONG Apac, Robson de Freitas Moreira.

Lançamento do site da SAP

O governador Geraldo Alckmin foi o primeiro a acessar o site da Secretaria da Administração Penitenciária (www.sap.sp.gov.br), lançado durante o evento. A página foi criada por uma empresa privada do Interior que fez a doação para o Governo do Estado de São Paulo. “Todas as informações da Secretaria vão estar na nossa página. Informações boas e ruins”, comentou Furukawa.

Almoço com 29 diretoras de CRs

Após o encontro, foi oferecido um almoço em homenagem as 29 diretoras das unidades prisionais. “Quando eu assumi a Secretaria não havia nenhuma mulher dirigindo penitenciárias. Hoje todas elas são mulheres e colhemos bons frutos. Elas são mais sensíveis e sabem cuidar bem dos nossos internos”, comentou o secretário da Administração Penitenciária.

Macedo Júnior