Alckmin mostra a Frei Betto experiência de São Paulo no combate à fome

Betto elogiou as ações do Governo Paulista contra a fome e desnutrição

sex, 07/03/2003 - 12h35 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin mostrou para Frei Betto, assessor especial da Presidência da República, os programas e ações desenvolvidos por São Paulo para combater a fome e a desnutrição. Carlos Alberto Libânio Christo, conhecido como Frei Betto, foi recebido por Alckmin nesta sexta-feira, dia 7, no Palácio dos Bandeirantes.

Durante o encontro, eles conversaram sobre o Programa Fome Zero e a participação do Governo do Estado na luta contra a fome. “A idéia é fazer uma ação prioritária nas áreas do semi-árido, de assentamento rural, de quilombolas, aldeias indígenas, lixões”, afirmou Alckmin.

“Primeiramente, queremos aprender com a experiência de São Paulo, com aquilo que São Paulo já vem fazendo na área de combate à fome e à desnutrição”, afirmou Frei Betto, destacando que o Estado paulista já desenvolve uma série de ações importantes, como o restaurante Bom Prato, a Campanha do Viva Leite, o programa das Padarias Artesanais “e uma série de outras atividades que já foram implementadas”.

Frei Betto disse que, segundo o governador, haverá brevemente a implantação do Consea – Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Estadual, que deve ser instalado em todos os Estados, como prevê o Programa Fome Zero. “Creio que isso vai permitir uma parceria muito importante entre o Governo Federal e o Estadual, porque a questão da fome é suprapartidária, suprareligiosa, uma questão de dignidade humana”, destacou.

Ele também sugeriu a formação de uma parceria entre escolas públicas de São Paulo e do semi-árido nordestino, onde, durante quatro anos, uma escola paulista acompanharia todas as atividades de uma escola do semi-árido, para ajudar na questão do material escolar, equipamentos, merenda escolar. “Essa é uma ponte que deve ser erguida pela própria sociedade civil”, concluiu Betto.

Gláucia Basile