Alckmin ministra palestra para oficiais militares da Escola de Guerra Naval

Turma tem capitães da Marinha, coronel do Exército, da Força Aérea Brasileira e funcionário da União

seg, 12/07/2004 - 19h17 | Do Portal do Governo


Defendendo uma administração mais descentralizada, o governador Geraldo Alckmin encerrou nesta segunda-feira, dia 12, a palestra “A participação do Governo do Estado no Desenvolvimento Brasileiro” ministrada a oficiais militares do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM), da Escola de Guerra Naval, no Salão dos Conselhos, no Palácio dos Bandeirantes.

“A riqueza dos detalhes, a confiança e o otimismo transmitido pelo governador foi extremamente importante para nós”, disse o diretor da Escola de Guerra Naval, contra-almirante Gilberto Max Roffé Hirschfeld, após o debate aberto à turma de 37 capitães de mar e guerra da Marinha do Brasil, um coronel do Exército Brasileiro, outro da Força Aérea Brasileira e um funcionário civil da União de Nível Superior presentes no encontro.

Alckmin fez um balanço geral dos aspectos sócio-econômico do Estado, que tem 37 milhões de habitantes, abriga 22% da população brasileira e é responsável por US$ 153 milhões do PIB. “O Brasil cresceu 25% nos primeiros meses deste ano. São Paulo é responsável por 33,7% desse superávit”, apontou o governador. Ele explicou que a criação da Lei Kandir beneficiou o exportador, que ficou isento de impostos. Deu também detalhes do Fast-Track, sistema que devolve o crédito tributário com rapidez e eficiência ao exportador.

Cursos voltados à engenharia na USP de São Carlos, em função da nova fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto, também foram lembrados pelo governador, que enfatizou: “o Brasil já é o quarto produtor da aeronaves do mundo e suas fábricas ficam no Estado de São Paulo”,
Alckmin lembrou ainda que São Paulo é o responsável por 70% da exportação de carne bovina, açúcar e álcool do Brasil, e por 50% da produção de suco de laranja do mundo.

Num balanço, o governador disse que o Estado investe diariamente R$ 1,5 milhão em pesquisa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e tem priorizado seu compromisso social. Prova disso é o investimento de 31% na área de Educação, enquanto a Constituição Federal determina 25%.

Alckmin mostrou os investimentos feitos em infra-estrutura e na área de transportes. Destacou a questão rodoviária e portuária, lembrando sempre da preocupação com a preservação ambiental.

Ao final, disse da importância do Governo Eletrônico e mostrou que apesar do déficit na arrecadação, São Paulo tem investido com responsabilidade. Uma das maneiras é a economia feita por meio das compras pela Bolsa Eletrônica de Compras e o Pregão Eletrônico. E encerrou: “sempre que você descentraliza, você ganha em qualidade.”

Após responder as questões dos participantes, Alckmin recebeu um certificado e um Brasão da Escola de Naval entregues pelo comandante Rodrigues Pinto. “A exposição foi muito positiva. O governador deu dados claros, completos e bastante relevantes”, disse o comandante do 8.º Distrito Naval, vice-almirante Marcélio Carmo de Castro Pereira. “O entusiasmo com que conduz seu Estado passou a nós mais que confiança em seu trabalho”, emendou o comandante Carlos Roberto Leite.

Para o comandante José Fernandes da Luz, o debate com o governador foi muito importante para os militares do Curso de Política e Estratégia de Guerra Naval, da Escola de Guerra Naval.

Fundada em 1914, a Escola tem por objetivo capacitar os oficiais para o desempenho de comissões operativas e de caráter administrativo, prepará-los para funções de Estado Maior, além de aperfeiçoá-los para o exercício de cargos de comando, chefia, direção e funções nos altos escalões da Marinha. O evento contou também com a presença do chefe da Casa Militar, coronel Celso Carlos de Camargo.

Lilian Santos