Alckmin leva o Metrô até o bairro do Ipiranga

Ele assinou neste domingo, o decreto que vai desapropriar 15 imóveis na região

dom, 19/12/2004 - 16h36 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin assinou neste domingo, dia 19, o decreto de desapropriação da área para a construção da estação Ipiranga do Metrô. A obra faz parte do programa de expansão da Linha 2 –Verde (que vai Vila Madalena até Ana Rosa). O evento foi realizado na Associação Comercial do bairro.

A área envolvida tem 3.622 metros quadrados e está localizada na confluência da avenida Dr. Gentil de Moura com a rua Visconde de Pirajá, no Alto do Ipiranga. O processo inclui a desapropriação de 15 imóveis e tem custo estimado de R$ 4,8 milhões. Passado todo o trâmite legal, que envolve negociação com os moradores, a obra será iniciada dentro de 90 dias, em março de 2005, e será concluída em 22 meses, em setembro de 2006.

Para fazer a nova estação, serão construídos mais 500 metros de vias em túneis, no início do próximo ano, a partir do poço Domingos Ferreira (já em obras). A estação Ipiranga terá 8.485 m2 de área total e será construída em subterrâneo, conhecido como ‘túnel mineiro’. Terá dois acessos, uma bilheteria (dois guichês), sete bloqueios, sete escadas fixas, seis escadas rolantes e três elevadores. A nova estação terá um desnível de 24,16 m, entre o hall de bilheterias e a plataforma, e será a mais profunda do trecho Leste da Linha 2. Quando concluída, a estação transportará 50 mil passageiros/dia.

A implantação da estação Ipiranga, com as desapropriações necessárias, além da aquisição de dois novos trens (com seis carros cada um) exigirá investimentos de R$ 295 milhões do Estado.

Alckmin disse que a obra é uma importante conquista para os moradores do bairro; e que investir em transporte de massa de alta capacidade e qualidade é um compromisso de seu governo.

Destacou que construir novas linhas do Metrô custa muito caro, e que o Estado vem fazendo sozinho as Linhas 2 e 4 (Luz-Vila Sônia), por meio de recursos próprios e financiamento, tanto internacional quanto do BNDES. “Metrô não é uma obra barata. O problema é recurso. Senão, poderíamos fazer mais. Não contamos com recursos orçamentários nem do município nem do Governo Federal”.

O Governo que levar o metrô até o bairro de Vila Prudente. Mas para que a linha chegue até lá, é necessário fazer todo este projeto de extensão, partindo da Ana Rosa, que inclui a construção das estações Chácara Klabin, Imigrantes e Ipiranga, além da criação de mais duas novas estações: Sacomã e Tamanduateí. “Estamos na proa correta. Já autorizei estudos para avaliar os custos da estação Sacomã que será a próxima na região”. Na estação Sacomã haverá a integração com os trens da CPTM que vêm do ABC e de Vila Prudente . “Estamos fazendo as obras passo-a-passo porque não queremos deixar o Governo com dívidas para não comprometer o futuro de nosso Estado”.

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