Alckmin leva experiência na vida pública à aula magna do Mestrado em Liderança da Unisa

Evento é um dos pontos altos do curso voltado ao fomento de estudos e pesquisas no campo da liderança

ter, 27/07/2004 - 15h49 | Do Portal do Governo


Os alunos do Mestrado em Liderança da Universidade de Santo Amaro (Unisa) assistiram, nesta terça-feira, dia 27, a uma aula magna ministrada pelo governador Geraldo Alckmin, após a comemoração do aniversário de um ano do Centro Brasileiro de Estudos em Liderança da Unisa (Cbel). O Cbel tem como objetivo fomentar estudos e pesquisas no campo da liderança e habilitar os interessados em desenvolver competências pela aplicação de princípios do aprendizado e responsabilidade social. O nome oficial da cerimônia é ‘Mesa Redonda’, em alusão à Távola Redonda do Rei Artur, que consagrou o estilo de liderança partilhada no império britânico medieval. “É uma grande satisfação poder trazer aqui, de maneira despretensiosa, uma experiência de 30 anos como cidadão e homem público. E também poder ouvir as colocações e perguntas e trocar idéias”, afirmou o governador.

Alckmin destacou que a Universidade de Santo Amaro é grande parceira do Governo de São Paulo. A Unisa administra dois hospitais estaduais, o do Grajaú, na Zona Sul da Capital; e o de Francisco Morato, na Grande São Paulo. Além de participar do Programa Escola da Família, oferecendo bolsas de estudos de 50% do valor da mensalidade aos universitários que atuam como monitores nas escolas que abrem nos fins de semana para atividades esportivas, culturais e de lazer. O Estado arca com os outros 50%.

Durante o evento, também foi lançada a revista Estudos em Liderança, publicada pela Unisa.

Liderança não é vocação, é conquista

Na opinião do governador, o líder não precisa nascer com a vocação, mas desenvolver a habilidade. “Uma coisa é fazer show. Outra coisa é liderança. Liderança moderna deve ser até reservada. Deve ser conquistada pelos fatos, resultados e, principalmente, pela capacidade de montar uma equipe”, disse. Ele enfatizou que um dos pontos principais da liderança é saber colocar a pessoa certa no lugar certo e ouvir as pessoas. “É preciso ouvir aqueles que trabalham em equipe para poder acertar mais. Quem ouve mais, acerta mais e erra menos”, ensinou.

A permanente busca pelo conhecimento e o aprofundamento nas questões também foram colocados pelo governador como essenciais na formação de uma liderança.

Saber ouvir críticas, ter coragem e objetividade são outros atributos necessários ao líder, na opinião de Alckmin.

O Mestrado em Liderança

O programa de Mestrado em Liderança da Unisa é baseado no conceito do desenvolvimento e demonstração de competências. É dirigido a profissionais que tenham domínio, conhecimentos e habilidades em suas áreas de atuação.

Participam do curso alunos de todo o Brasil e de outros países. Nos meses de janeiro e julho, eles passam duas semanas no Campus da Unisa. Nesse período, interagem com professores e colegas sobre os temas das disciplinas, que terão continuidade durante o ano, em atividades dirigidas pelo sistema de ensino à distância.

Cíntia Cury