Alckmin lança programa para tratamento de esgoto em municípios não atendidos pela Sabesp

Inicialmente serão beneficiadas 36 cidades com até 30 mil habitantes

seg, 30/05/2005 - 11h58 | Do Portal do Governo

Mais 36 municípios do Estado de São Paulo terão 100% de esgoto tratado. O governador Geraldo Alckmin lançou nesta segunda-feira, dia 30, o Projeto Água Limpa, que prevê a implantação de sistema de tratamento de esgoto em 36 municípios do Estado não atendidos pela Sabesp.

O objetivo é atender cidades de pequeno porte, com até 30 mil habitantes que passarão a ter todo seu esgoto tratado. O projeto é promovido pela secretaria de Recursos Hídricos e Saúde em parceria com as prefeituras e têm investimentos iniciais de R$ 32,7 milhões, beneficiando cerca de 373 mil pessoas. O critério para seleção dos municípios também prevê a disponibilidade do projeto executivo das obras, áreas desapropriadas pelas prefeituras e licença ambiental.

O levantamento inicial levou a um conjunto de cerca de 100 municípios nas condições estabelecidas com uma estimativa de investimentos, em 2 anos, da ordem de R$ 100 milhões. As obras consideradas neste orçamento correspondem, quando necessário, à construção de interceptores, emissários, estações elevatórias e lagoas de estabilização. Concluído, o projeto atenderá uma população estimada em mais de 1,2 milhão de habitantes.

Também foram assinados dois acordos. Um entre as prefeituras e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) para a implantação do projeto em todas as suas fases e melhoria e modernização do sistema de abastecimento de água. E outro entre Secretaria da Saúde e os municípios para transferir recursos do convênio SUS/SP para as prefeituras.

Confira a relação dos municípios atendidos nessa primeira fase do Projeto Água Limpa: Américo de Campos, Canitar, Chavantes, Cravinhos, Dobrada, Engenheiro Coelho, Itapuru, Itajobi, Itirapina, Jaci, Júlio Mesquita, Junqueirópolis, Manduri, Marapoama, Martinópolis, Mirandópolis, Monte Azul Paulista, Morro Agudo, Neves Paulista, Nova Independência, Novais, Palmital, Paraíso, Patrocínio Paulista, Paulicéia, Pompéia, Potim, Rinópolis, Santa Adélia, São Simão, Tabapuã, Tabatinga, Taiúva, Tambaú, Tanabi e Urupês.