Alckmin lança Programa de Recuperação e reforma do Parque Ecológico do Tietê

Revitalização deve estar pronta em outubro deste ano

dom, 14/03/2004 - 14h47 | Do Portal do Governo


Ao comemorar 22 anos de existência, neste domingo, dia 14, o Parque Ecológico do Tietê – Núcleo Engenheiro Goulart, na Zona Leste da Capital, ganhou um presente: o lançamento do programa de revitalização, anunciado pelo governo Geraldo Alckmin.

A iniciativa do Governo se dá em parceria com o Banco Santander – Banespa, que investirá R$ 2,46 milhões no Programa de Reformas e Melhorias do Parque Ecológico do Tietê, que prevê desde reforma de instalações a equipamentos. Os trabalhos devem estar concluídos em outubro deste ano.

Serão restauradas as quadras, piscinas, vestiários, playground, trilha, lanchonetes, sanitários, espaço cultural, minibiblioteca, campos de futebol e ambulatório. Também serão instalados mais quiosques com churrasqueiras, bebedouros, placas de sinalização. Ainda serão construídos um coreto, calçadas, teatro de arena, bicicletário, conjunto aquático, pistas de bochas, Centro de Apoio ao Idoso, mesas de tabuleiro de xadrez, além da recuperação de todo o gramado.

A reforma será feita após visita do governador ao local, no mês de janeiro, onde constatou abandono do parque. “Puxei a orelha de todo mundo. O mato estava alto e o parque estava com aspecto de mal cuidado”, disse Alckmin. Depois disso, ele determinou imediatamente o trabalho de manutenção e recuperação do Parque Ecológico Tietê. “Depois desses dois meses verificamos que o parque está limpo, com a grama cortada e sem sujeira no chão”, comentou o governador, comparando que o local deve estar bem cuidado, pois corresponde a uma “praia” para a população da Zona Leste, onde vivem aproximadamente 4,5 milhões de pessoas, oferecendo lazer gratuito para os moradores. O governador informou ainda que quer integrar o parque ao novo campus da USP da Zona Leste.

Quanto ao patrocínio, o presidente do Banco Santander Banespa, Gabriel Jaramillo, disse que está atendendo a um pedido do governador em ajudar a revitalizar o parque devido a sua grande importância para a Zona Leste que tem pouca área de lazer. Ele destacou ainda que esta não é a única parceria com o Governo do Estado, já que o banco patrocina as Padarias Artesanais, programa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), que já capacitou cerca de seis mil agentes capacitadores no Estado e distribuiu aproximadamente 3,4 mil kits de panificação.

Na oportunidade, foi descerrada a placa de nova denominação ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS), primeiro centro de animais silvestres do País, que passou a se chamar “Orlando Villas Boas”, uma homenagem ao sertanista, natural de Santa Cruz do Rio Pardo.

Ainda comemorando os 22 anos do Parque, foi inaugurado o Bosque da Diversidade. Com uma área de 100 mil metros quadrados, o bosque, que terá mais de três mil árvores de cerca de 100 espécies, recebeu o plantio das primeiras 500 árvores neste domingo. Nele, tanto pessoas físicas, quanto jurídicas poderão adotar as árvores, que receberão placas com o nome do colaborador.

Os milhares de visitantes que estiveram no Parque neste domingo, participaram de uma grande festa organizada por várias secretarias de Estado, com atividades artísticas, culturais, de saúde e esportivas, entre outras, e também estandes com distribuição de livros, água e exposição de veículos e atividades da Polícia Ambiental, além de um show musical com o cantor Leonardo e da Escola de Samba – Leandro de Itaquera.

Finalidade do Parque é a preservação da Várzea do Rio Tietê

O Parque Ecológico do Tietê tem 14 milhões de metros quadrados que vão desde a Barragem da Penha e São Miguel Paulista ao município de Guarulhos. Ele, que serve de bacia de acumulação de água do Rio Tietê para que não haja enchentes na Marginal, é uma das grandes reservas ambientais do Estado, também é um grande laboratório de educação, cultura em relação ao Meio Ambiente, sem descuidar de sua principal finalidade, que é a preservação da Várzea do Rio Tietê, explica Nelson Nashiro, do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

Entre as diversas opções também de lazer, os cerca de 40 mil visitantes que passam pelo Parque aos fins de semana, podem conhecer o Conjunto Aquático e Desportivo, o Museu do Tietê, o Viveiro de Mudas, Escola Ambiental e o CRAS, que recebe animais apreendidos pela Polícia Ambiental e do Ibama, que depois de tratados são devolvidos à natureza.

O Parque, que pertence ao DAEE, autarquia vinculada à Secretaria da Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, tem ainda a Ilha dos Macacos e abriga mais de 240 animais em cativeiro e mais de 1.300 em semi-cativeiro.

Desde a visita do governador, em janeiro deste ano, o Parque recebeu 150 novos funcionários da Frente de Trabalho, além dos 150 já existentes e os 63 trabalhadores fixos.

Todo o programa de revitalização foi desenvolvido e assinado pelos arquitetos Ruy Othake e Silvia de Abreu. Os recursos investidos serão administrados pelo próprio Santander.

Lilian Santos/Valéria Cintra