Alckmin lança portal Cidadão.SP e inaugura Laboratório de Interação Homem-Computador

Governador também entregou novas instalações do e-Poupatempo, em Guarulhos

qua, 20/10/2004 - 15h01 | Do Portal do Governo


Os cidadãos que costumam recorrer à internet para obter informações ou serviços públicos passam a contar com uma nova ferramenta. Nesta quarta-feira, dia 20, o governador Geraldo Alckmin lançou o portal Cidadão.SP, que reúne em um único endereço eletrônico mais de 300 serviços, organizados de acordo com os eventos da vida das pessoas.

Na cerimônia, realizada no Poupatempo Guarulhos, na Grande São Paulo, Alckmin também inaugurou as novas instalações do E-Poupatempo, onde o cidadão tem acesso aos serviços públicos disponíveis na Internet com acompanhamento e orientação de funcionários do Poupatempo, e o Laboratório de Interação Homem-Computador, também chamado de Laboratório de Usabilidade, que vai estudar a relação do homem com o computador, com o objetivo de aperfeiçoar as ferramentas disponibilizadas pelo Estado.

Portal Cidadão.SP

A novidade do Portal Cidadão.SP é que as informações e serviços estão organizados de acordo com o conceito de ‘Linha da Vida’ e não mais pelo ponto de vista da estrutura administrativa do Estado, como a divisão por Secretarias, por exemplo.

Assim, quem acessar o www.cidadao.sp.gov.br encontrará no menu principal informações e serviços divididos em 14 tópicos: Meus Filhos, Meus documentos, Procurando Emprego, Abrindo o Próprio Negócio, Meu Carro, Conta e Impostos, Cuidando da Saúde, Recorrendo à Polícia, Viajando, Garantindo Meus Direitos, Mudando de Casa, Cuidando do Meio Ambiente e Aproveitando o Tempo Livre.

“No novo portal os acessos não são feitos por setor, por Secretaria, mas pela linha do tempo, pela linha da vida. Começa com o nascimento da criança, a infância, a saúde, os direitos, as escolas, como tirar carteira de motorista, fazer exame vestibular e vai caminhando. Enfim, pela linha da vida, esse novo portal vai dando, de forma integrada, todas as opções de acesso para a população”, explicou o governador.

Durante a cerimônia, ele fez uma demonstração, na qual acessou links como a relação de escolas e a previsão do tempo.

O portal será constantemente atualizado e aperfeiçoado de acordo com novas ofertas de serviços, conteúdos e tecnologia.

Leia também:

  • E-Poupatempo
  • Laboratório de Usabilidade

    Cíntia Cury