Alckmin lança pedra fundamental de indústria química em Pindamonhangaba

Fábrica da Polibrasil vai produzir polipropileno, composto base para plásticos usados em automóveis e eletroeletrônicos

qui, 02/12/2004 - 14h55 | Do Portal do Governo


Em visita a Pindamonhangaba, nesta quinta-feira, dia 2, o governador Geraldo Alckmin participou do lançamento da pedra fundamental de mais uma unidade produtiva da Polibrasil Resinas, empresa líder na produção de polipropileno na América Latina. As obras começarão no próximo mês e deverão ser concluídas em setembro de 2005. Serão gerados cerca de 400 empregos.

Os compostos plásticos à base de polipropileno – material derivado do petróleo – são largamente utilizados na indústria automobilística e de eletroeletrônicos.

A Polibrasil vai investir US$ 15 milhões no empreendimento. A fábrica terá capacidade produtiva de 35 mil toneladas anuais e vai gerar 70 empregos diretos e 300 diretos. Segundo o diretor-superintendente da empresa, José Ricardo Roriz Coelho, esta é a segunda unidade industrial no Estado. A outra está instalada no pólo petroquímico de Mauá.

A escolha de Pindamonhangaba para a instalação da fábrica está ligada diretamente ao mercado consumidor da Polibrasil, uma vez que os seus principais clientes se localizam no eixo Curitiba-São Paulo-Rio de Janeiro.

Alckmin disse que a fábrica vai ajudar no desenvolvimento do Estado de São Paulo, criando mais empregos, trabalho e renda.

Sobre a estratégia da empresa de se instalar em Pindamonhangaba, comentou: ‘todo o Vale do Paraíba tem uma situação muito especial. Estamos entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. E próximos ao porto de São Sebastião, a rodovia Dutra, o complexo Ayrton Senna/Carvalho Pinto, a ferrovia passando aqui ao lado, gasoduto de gás natural. Além disso, estamos consolidando um belo parque industrial’.

O governador também falou sobre a incorporação da Faculdade de Engenharia Química de Lorena (Faenquil) pela Universidade de São Paulo. ‘Para consolidar essa vocação de alta tecnologia da região, estamos otimistas que a Assembléia Legislativa aprove até a semana que vem a incorporação da Faenquil pela USP. Teremos então um campus da USP no Vale do Paraíba podendo expandir o ensino universitário ligado aos setores da indústria de transformação, como esta’.

Também participaram da cerimônia o secretário estadual da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, o prefeito de Pindamonhangaba, Vito Ardito Lerário, e os presidentes da Suzano Holding, David Feffer, e da Basell Polyolefins, Heinz Mayer, controladoras da Polibrasil.

Ainda hoje, Alckmin entrega as novas instalações do 4º Distrito Policial de Jacareí, também na região do Vale do Paraíba.

Macedo Júnior / Roberto Kamide