Alckmin lança operação ‘Verão Limpo’ 2005

Governador também ministra aula inaugural aos alunos do Projeto Navega São Paulo de Santos e Praia Grande

dom, 02/01/2005 - 15h15 | Do Portal do Governo


‘Estamos começando o ano com o pé direito aqui em Santos. Este vai ser o ano do turismo, do desenvolvimento sustentado e saneamento ambiental’, disse o governador Geraldo Alckmin ao lançar neste domingo, dia 2, na praia do Gonzaga, a Operação Verão Limpo 2005.

O governador destacou que mais importante que as palavras são os exemplos. E por isso percorreu a praia distribuindo aos veranistas dezenas de sacolas plásticas e material informativo para a divulgação da campanha. Ao todo, serão entregues 100 mil sacolas de lixo, 20 mil cartilhas, 10 mil unidades de tapa-sol para automóvel, 1,1 mil camisetas e 1,1 mil bonés. Além disso, faixas e banners serão fixados em pontos estratégicos, como rodovias, balsas e praias.

A previsão é de que a Operação Verão Limpo 2005 atinja os 2,5 milhões de moradores da faixa litorânea e cerca de 6 milhões de veranistas que passarão por essas cidades. ‘Praia limpa significa mais emprego, mais trabalho e renda. Para isso, o governo do Estado está fazendo um maior investimento na área do saneamento ambiental com US$ 350 milhões em coleta e tratamento de esgoto em toda a baixada santista. Isto vai despoluir canais, rios, e córregos melhorando a balneabilidade das praias’, destacou Alckmin.

O governador visitou também a tenda instalada na praia e apresentou o Laboratório Móvel para Monitoramento da Qualidade da Água, que percorrerá as praias durante a Operação verificando as condições de balneabilidade.

A 17ª edição da Operação Verão vai até o dia 6 de fevereiro e contará com a realização de diversas atividades numa tenda armada na praia. O objetivo é conscientizar a população sobre a conservação da natureza e a necessidade de manter as praias e locais públicos, como praças e rodovias de acesso ao Litoral, limpos. Os municípios envolvidos são: Santos, Guarujá, Ilhabela, Caraguatatuba, Ilha Comprida e Mongaguá. As atividades educativas de caráter ambiental serão realizadas sempre nos fins de semana, das 9h às 17 horas. Na programação, teatro de bonecos, oficinas com materiais recicláveis, atividades circenses, brincadeiras e palestras interativas.

A novidade deste ano é que a Polícia Ambiental manterá dois soldados na tenda. Eles poderão receber denúncias sobre qualquer tipo de degradação ambiental. Os soldados também estarão expondo 17 animais empalhados, sendo oito ameaçados de extinção, que a Polícia Ambiental utiliza em aulas nas escolas. Esses animais já foram encontrados mortos na natureza ou por atropelamento nas estradas.

O Laboratório Móvel da Cetesb de Monitoramento da Qualidade da Água foi Adquirido pelo Estado em 1999. É um furgão totalmente equipado, que permite a realização de análises físico-químicas, microbiológicas e hidrobiológicas da água. Com isso, é possível determinar a balneabilidade das praias. O Laboratório Móvel já foi utilizado em operações anteriores. Com ele, é possível obter respostas rápidas, por exemplo, sobre o pH da água, quantidade de oxigênio dissolvido, salinidade, temperatura e quantidade de bactérias, entre outros itens.

Leia mais:
Navega São Paulo

Cíntia Cury / Takao Miyagui / Cristiano Matsuda