Alckmin inicia obras para despoluição dos lagos do Horto Florestal

Aviso de Pauta - Domingo, dia 16 - Governador também dá início às obras de pavimentação da via de acesso ao Parque Ecológico do Tietê

sex, 14/09/2001 - 15h39 | Do Portal do Governo

Aviso de Pauta – Domingo, dia 16 – Governador também dá início às obras de pavimentação da via de acesso ao Parque Ecológico do Tietê

O governador Geraldo Alckmin vai estar nos bairros de Ermelino Matarazzo, na Zona Leste, e do Tremembé, na Zona Norte, neste domingo, dia 16, para dar início às obras de pavimentação da via de acesso ao Centro de Lazer do Parque Ecológico do Tietê e para a despoluição dos lagos do Horto Florestal.

Às 10 horas, no Parque Ecológico do Tietê, serão iniciadas as obras de conclusão da pavimentação da Viaparque, que dá acesso ao Centro de Lazer “Engenheiro Goulart”. Será investido R$ 1,3 milhão na pavimentação com blocos de concreto de 2,7 mil metros da Viaparque e 1.050 metros das vias de ligação dessa via com a estação ferroviária Engenheiro Goulart e com o Jardim Keralux. Serão utilizados blocos de concreto para evitar a impermeabilização do solo nesse trecho. As obras são de responsabilidade do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e devem estar concluídas em cinco meses.

Às 11h30, o governador dará início às obras de despoluição dos lagos do Horto Florestal. Será construída uma Estação de Flotação e Remoção de Flutuantes para recuperação das águas do Córrego Pedra Branca. O processo é o mesmo utilizado pela Sabesp nos lagos dos parques da Aclimação e do Ibirapuera. O sistema de flotação utiliza a adição de produtos químicos que provocam a aglutinação das partículas poluentes. Depois, com a injeção de oxigênio, as microbolhas fazem com que o lodo gerado se eleve à superfície. Pela ação do vento, esse lodo é conduzido ao local onde se encontra a draga coletora, que o remove.

Este é o roteiro completo do governador:

10h00 – ERMELINO MATARAZZO, Capital
Lançamento de Obras no Parque Ecológico do Tietê
Local: Parque Ecológico do Tietê
Via Parque, s/nº, Jd. Keralux (100 metros da entrada do parque)

11h30 – TREMEMBÉ, Capital
Lançamento da Estação de Flotação no Horto Florestal
Local: Horto Florestal
Rua do Horto, 931