Alckmin inicia a construção do 5º piscinão na Bacia do Pirajussara

Obra irá diminuir os problemas de enchentes na região sul de São Paulo e deve ser concluída até o fim deste ano

qui, 27/02/2003 - 15h16 | Do Portal do Governo


O 5º piscinão do córrego Pirajussara começou a ser construído nesta quinta-feira, dia 27. Atualmente, dois reservatórios estão em funcionamento e outros três encontram-se em fase de implantação na bacia do Pirajussara, localizada na Zona Sul de São Paulo. O piscinão Jardim Maria Sampaio, iniciado hoje, terá capacidade para armazenar 120 mil metros cúbicos de água e conta com investimentos de R$ 6,1 milhões do Governo do Estado.

O governador Geraldo Alckmin acionou a escavadeira para marcar o começo da obra. Segundo ele, este novo reservatório foi viabilizado com a doação do terreno que pertencia à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na divisa entre os municípios de São Paulo e Taboão da Serra. ‘É um trabalho importante de saúde pública, pois as enchentes geram doenças, como leptospirose’, observou.

A função dos piscinões é reservar água durante os picos de chuva e, posteriormente, mandá-la ao córrego por meio de bombeamento. O secretário de Energia, Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, Mauro Arce, assegurou que a probabilidade de enchentes será reduzida com a inauguração de mais três reservatórios até o próximo verão.

Atualmente, a capacidade de armazenamento de água na bacia do Pirajussara é de 230 mil metros cúbicos, devido aos dois piscinões já inaugurados. A expectativa é a de que aumente para 580 mil metros cúbicos com a entrada em operação dos outros três. ‘Em junho, deverá ser inaugurado o piscinão da Portuguesinha, em Taboão da Serra. Os outros dois ficarão para o fim do ano’, afirmou Arce.

O prefeito de Taboão, Fernando Fernandes, disse que os principais problemas do município eram causados pelas enchentes, mas este quadro está sendo revertido. ‘Há um ano, nesta mesma época, estávamos preocupados em cuidar da população que havia sofrido com a enchente. Este ano, estamos planejando a ampliação do nosso parque industrial e do comércio na cidade’, comparou.

No total, o Governo do Estado já entregou doze piscinões, sendo dez na bacia do Tamanduateí e dois no Pirajussara. Outros seis estão em execução, sendo três no Tamanduateí e três no Pirajussara. Além disso, nos próximos dias, outros dois reservatórios começarão a ser construídos na bacia do Tamanduateí.

Área de lazer

Além de minimizar o problema de inundações e abrir 200 postos de trabalho, a construção do piscinão Jardim Maria Sampaio irá garantir uma ampla área de lazer para os moradores deste bairro.

Ao lado de onde será implantado o reservatório, o Governo do Estado irá reformar um campo de futebol. Alckmin também informou que, durante os meses de estiagem, o piscinão não ficará inutilizado. ‘Faremos duas quadras poliesportivas que estarão à disposição no período que não chove’, disse.

A cerimônia de início das obras também contou com a presença do secretário municipal de Infra-estrutura Urbana, Roberto Bortolotto, representando a prefeita Marta Suplicy.

Rogério Vaquero