Alckmin inaugura novo pronto-socorro do Hospital do Servidor Público Estadual

Governador ainda autorizou a contratação de mais 556 profissionais

qua, 13/10/2004 - 12h34 | Do Portal do Governo


Os servidores estaduais passam a contar a partir desta quarta-feira, dia 13, com um atendimento mais eficiente, rápido e de qualidade no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

Foi inaugurado pelo governador Geraldo Alckmin os novos pronto-socorro e o setor de hemoterapia do hospital. Durante o evento, ele também autorizou a contratação de mais 556 funcionários, o repasse de R$ 4,1 milhões para o Iamspe e assinou convênio para atendimento médico aos funcionários do Instituto de Terras (Itesp), vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania.

Alckmin disse que o Hospital do Servidor Público é uma referência de qualidade. “Os profissionais são altamente qualificados e o local é preparado para alta tecnologia”. Ele lembrou que quando o ex-governador Mário Covas assumiu o Governo paulista, o Hospital do Servidor tinha 559 leitos, mas só 400 ativados. “Hoje são aproximadamente mil leitos funcionando. Estamos recuperando o hospital”, comentou.

O governador defendeu a descentralização no atendimento de Saúde. Ele lembrou que nos últimos sete anos, o Governo paulista inaugurou, na Zona Leste da cidade, sete hospitais e que todos estão lotados. “Isso acontece pela pequena resolutividade da rede básica de saúde. Defendemos uma rede básica com boa resolutividade, que são os Programas de Saúde da Família, com equipes multiprofissionais nos postos de saúde por região, ambulatórios de especialidades e hospital de referência. Se tivermos um sistema mais hierarquizado e integrado vamos ter mais eficiência e um melhor atendimento”, disse.

Pronto-Socorro

O novo pronto-socorro adulto teve o número de consultórios ampliado de oito para 15, e de 31 para 56 a quantidade de leitos das enfermarias. A sala de reanimação também teve seu número de leitos duplicado. Para equipar o setor reformado, foram adquiridas camas, macas, cadeiras de rodas e de banho, além de mobiliário. A comunicação visual para orientação dos pacientes também foi substituída. O Instituto de Assistência Médica do hospital (Iamspe) atende cerca de 800 mil servidores públicos, cada um com três dependentes, em média, totalizando 2,4 milhões de pessoas.

Setor de hemoterapia

A nova ala de hemoterapia passa a contar com 38 novos equipamentos, o que coloca a entre aos mais bem aparelhados do Brasil. Essa modernização oferece mais segurança e qualidade para os pacientes. A ala é uma das poucas no Brasil que tem um equipamento irradiador de sangue – que irradia concentrado de plaquetas e de hemácias – com a finalidade de destruir os linfócitos de bolsas doadas.

Itesp

O Instituto de Terras, que conta com aproximadamente 700 funcionários, é responsável pelo planejamento e execução das políticas agrária e fundiária de São Paulo e tem várias unidades por todo o Estado. A parceria prevê também atendimento médico aos servidores das regiões do Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e Pontal do Paranapanema.

Novos funcionários

Os 556 funcionários da área de saúde serão contratados para aprimorar o atendimento aos servidores estaduais.

Participaram do evento o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, o superintendente do Iamspe, Milton Flávio Marques, a diretora do Hospital Público Estadual, Mariangela Ferreira, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Luiz Elias Tâmbara, deputados, vereadores, entre outras autoridades.

Macedo Júnior