Alckmin inaugura novas instalações de Santa Casa em Chavantes

Governador também vistoriou obras de reforma da unidade de Ipaussu

sáb, 18/01/2003 - 13h41 | Do Portal do Governo


A população da Região de Ourinhos passou a contar, a partir deste sábado, dia 18, com as novas instalações da Santa Casa do município de Chavantes, inauguradas, esta manhã, pelo governador Geraldo Alckmin. Ele também vistoriou a Santa Casa de Ipaussu, que já está com 50% das obras concluídas.

Com a reforma, o prédio da Santa Casa de Chavantes ganhou nova cobertura, instalações elétricas e hidráulicas. A maternidade, o centro obstétrico, os quartos e banheiros do 1º andar, o depósito de lixo e a casa de força também foram modernizados. Além disso, foi construída uma ala para o Serviço de Nutrição e Dietética. O número de leitos passou de 48 para 70, e o de funcionários, de 50 para 60, o que vai possibilitar atender 40 mil pacientes/mês.

A unidade possui especialidades de cirurgia geral, médica, clínica pediátrica e obstétrica. O hospital é centro de referência regional em oftalmologia, realizando cerca de duas mil cirurgias de catarata por ano. ‘Poucas regiões de São Paulo e mesmo do Brasil possuem um centro de referência em oftalmologia com tanta qualidade como este’, enfatizou o governador. Além disso, a Santa Casa de Chavantes é referência para 25 municípios em urgência/emergência; e para 20 cidades no setor ambulatorial.

Desde 1995, o Governo do Estado repassou R$ 267.238,28 para a Santa Casa do Município, que recebeu, nos últimos dois anos, investimentos de R$ 60 mil de empresários.

O governador disse que a Santa Casa é de todos e que é uma grande herança deixada pelos portugueses, por se tratar de um hospital filantrópico. “O Governo tem que ajudar a Santa Casa, porque ela oferece atendimento gratuito à população”, afirmou ele, lembrando que a primeira Santa Casa do Brasil foi construída em 1541, no município de Santos.

Santa Casa de Ipaussu

Assim que estiverem concluídas as obras, a unidade de Ipaussu, que oferece atendimento em cirurgia geral, clínica médica, pediátrica e obstétrica, vai beneficiar 3.200 pessoas por mês, ou seja, 200 pessoas a mais do que o normal.

A obra foi necessária para eliminar problemas de rachaduras nas paredes, pisos inadequados, portas e janelas riscadas, parte do madeiramento e cobertura comprometidos, além da infra-estrutura hidráulica e elétrica em situação precária. Atualmente está sendo realizada a reforma da copa, cozinha, despensa e parte da enfermaria masculina, que estão com 50% das obras em fase de acabamento.

O prefeito Paulo Sérgio Corrêa Leite Cruca elogiou as parcerias com o Governo do Estado e lembrou que, entre outras coisas, foram realizadas obras de recuperação em seis quilômetros de estradas rurais do município, o que permite à população transitar sem medo de atolar na lama. Cruca agradeceu também os equipamentos entregues pela Santa Casa e destacou que, em março, o município vai aderir ao Programa Saúde da Família.

Outros investimentos

Alckmin destacou ainda que, em março, a Região vai poder contar com a duplicação da Fatec, que será entregue no município de Ourinhos. Ele disse também que o Governo já fechou um financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID para recuperar a Rodovia Raposo Tavares, no trecho entre os municípios de Ourinhos e Pirajú, passando por Ipaussu.

Gláucia Basile / Rogério Vaquero