Alckmin inaugura nova ponte sobre o Ribeirão dos Meninos

Obra foi construída em parceria do Estado com as prefeituras de São Caetano e de São Paulo

sáb, 02/07/2005 - 16h48 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin inaugurou, neste sábado, dia 2, a nova ponte sobre o Ribeirão dos Meninos, na divisa dos municípios de São Caetano do Sul e São Paulo, que passou a ser denominada Ponte da Amizade. As obras começaram em janeiro deste ano, quando o governador visitou o local. A ponte havia sido destruída em outubro de 2002, durante um forte temporal.

Para cerca de 60 mil moradores dessas cidades, a reabertura da passagem representa o fim de muitos problemas. Vai beneficiar os moradores de São Caetano e São Paulo, principalmente dos bairros São João Clímaco e Ipiranga. Até a conclusão da obra, eles precisavam percorrer mais de um quilômetro para fazer a ligação, o que prejudicava o acesso ao comércio e serviços. Agora, são apenas 25 metros de separação intermunicipal.

Por ficar na divisa dos dois municípios, a ponte levou muito tempo para ser reconstruída, já que dependia de um acordo entre as duas prefeituras. Ela foi construída a partir da parceria do governo de São Paulo e das prefeituras dos dois municípios, que dividiram igualmente os custos. O prazo previsto para a obra era de seis meses e ela levou 5 meses e meio para ficar pronta. O valor também foi menor. A previsão era de R$ 990 mil e saiu por R$ 772 mil. ‘Isso é economia do dinheiro público’, afirmou Alckmin.

Com 15 metros de largura e 25 metros de comprimento, a nova ponte tem uma pista para veículos em cada sentido e faixa de pedestres em ambos os lados.

Alckmin lembrou ainda que dentro de 60 dias vai entregar as obras do piscinão do Ribeirão dos Meninos, o 14º na região. Com capacidade para 235 mil metros cúbicos, esse reservatório será revestido de concreto para garantir a limpeza.

O 15º piscinão da região será o do bairro de Taboão, em São Bernardo do Campo, e o 16º, em Santo André, no córrego Oratório, com edital de licitação previsto para ser publicado na próxima segunda-feira.

Referindo-se aos problemas de alagamento, o governador explicou que ao segurar a água no piscinão Oratório, evita-se enchente no ribeirão dos Meninos.

Também participaram do evento os prefeitos José Serra, de São Paulo, e José Auricchio Júnior, de São Caetano do Sul.

Cíntia Cury