Alckmin inaugura mais uma unidade do Qualis na zona sul da capital

nd

dom, 26/08/2001 - 16h10 | Do Portal do Governo


Qualis do bairro Chácara Gaivota vai beneficiar mais de 3.100 famílias. O Programa já atende 4,1 milhões de pessoas em todo o Estado

O Programa Médico da Família, que já atende 4,1 milhões de pessoas em todo o Estado de São Paulo, passa a beneficiar a partir de hoje outras 3.100 famílias dos bairros Chácara Gaivota e Cantinho do Céu, no Grajaú, zona Sul da Capital. O governador Geraldo Alckmin inaugurou neste domingo, dia 26, em São Paulo, mais uma unidade do Qualis – programa desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde.

O Qualis Gaivota vai beneficiar essas famílias com exames, remédios e atendimento médico gratuitos. “A idéia é proporcionar serviço e acompanhamento médico de boa qualidade para todas as pessoas”, disse Alckmin. A unidade irá operar com 30 profissionais, divididos em quatro equipes, formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários. “Esse é um dia muito importante na vida da comunidade. Estes profissionais vão prestar atendimento nas próprias residências das famílias”, destacou.

O secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, ressaltou a importância do trabalho de prevenção para evitar a proliferação de doenças. “Os médicos vão à casa das pessoas, orientam sobre doenças e acompanham o tratamento”, afirmou.

De acordo com a gerente da unidade, Luzete Lopes, o trabalho de territorialização já foi feito. “Selecionamos os domicílios que serão atendidos. Agora vamos cadastrar as famílias para iniciar efetivamente nossas atividades”, explicou.

O Qualis Gaivota contará com a parceria da Universidade de Santo Amaro (Unisa). O reitor da Unisa, Sidney Dutra, elogiou o programa e disse que era uma grande alegria poder colaborar. “Esta unidade que está sendo inaugurada vai cuidar de paulistanos-nordestinos, paulistanos-baianos e paulistanos-mineiros, como eu, por exemplo”, brincou.

Durante a solenidade, o governador entregou 354 quilos de remédios da Fundação para o Remédio Popular (Furp), que estarão disponíveis a todos os atendidos pelo Qualis. “São 41 tipos de medicamentos mais usados pela população, como antibióticos, anti-inflamatórios e remédios para pressão alta”, lembrou. Ele disse que a Furp é um órgão do Estado que fabrica remédios para serem distribuídos gratuitamente à população dos 645 municípios paulistas. “Atualmente eles fabricam 1,2 bilhão de remédios. No próximo ano vão dobrar a produção, passando a produzir 2,4 bilhões.” Também participaram da cerimônia o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, o secretário da Casa Civil, João Caramez, e o presidente da Assembléia Legislativa, Walter Feldman.

Ercília Della Méa