Alckmin inaugura mais um Infocentro na Zona Leste da Capital

Moradores do Jardim Elba, em Sapopemba, terão acesso gratuito à internet

sáb, 05/04/2003 - 12h02 | Do Portal do Governo

A Zona Leste da Capital recebeu, neste sábado, dia 5, um Infocentro, no bairro de Jardim Elba, em Sapopemba. O governador Geraldo Alckmin entregou o novo espaço, que conta com dez computadores para acesso gratuito à internet e está instalado na sede da entidade comunitária Grupo Espaço Negro.

O Infocentro do Jardim Elba tem capacidade para atender 198 pessoas por dia, uma vez que cada pessoa pode utilizar o computador por 30 minutos, quando há fila de espera. Um monitor treinado pelo Governo do Estado fica à disposição dos usuários para orientação. Ele também está preparado para dar dicas de sites que oferecem cursos à distância sobre utilização do computador e navegação na internet.

Além de democratizar o acesso à internet, o Infocentro permite que a população utilize os diversos serviços que o Governo coloca à disposição na rede mundial de computadores, como boletins de ocorrência ou IPVA.

“O Infocentro atrai muitas crianças e as que fazem computação tem um melhor desempenho na escola, pois o computador funciona como um incentivo”, atestou Alckmin observando, que ao mesmo tempo que educa, o computador também diverte. Ele recomendou às pessoas da terceira idade a também freqüentarem o local, que oferece várias possibilidades de conhecer o mundo diante de uma tela de computador.

Alckmin ressaltou ainda que a instalação destas unidades do Infocentro, facilita a vida de quem está procura de um emprego. “Quem tem noções de informática tem mais chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho e com melhor salário”.

Ainda na área educacional, o governador citou que o governo está construindo uma escola técnica na região cujas obras devem ser concluídas no final deste ano.

O secretário da Casa Civil, Arnaldo Madeira, disse que o Infocentro amplia as possibilidades de comunicação das comunidades. Ele pediu aos monitores que dêem especial atenção às pessoas da terceira idade. “A criançada tem facilidade, mas os mais velhos tem um pouco de receio”, comentou.

O presidente da entidade de Sapopemba, Eberton Luis Alves, afirmou que a comunidade ganhou uma importante ferramenta contra a exclusão social. “Aqui o foco da violência é muito grande e com certeza o Infocentro vai ampliar as perspectivas dos jovens”.

Ao todo, o Estado implantou 59 Infocentros Comunitários em sedes de associações comunitárias, na Capital; 58 em parceria com as prefeituras do Interior; e 13 Pontos Públicos de Acesso à Internet (Popais), instalados em prédios públicos com grande circulação de pessoas, como estações de Metrô, Poupatempo, em algumas unidades da Rede de Restaurante Bom e terminais de ônibus.

Outros sete estão em construção, sendo três no Interior (Sumaré, Hortolândia e São Joaquim da Barra); um no litoral (Caraguatatuba); um na Grande São Paulo (Osasco), e dois na Capital (um no Centro e outro no bairro Jardim Irene). Em um ano e meio, o Programa alcançou 2,6 milhões de acessos em todo o Estado, reduzindo a exclusão digital em São Paulo.

Cíntia Cury/ Valéria Cintra