Alckmin inaugura duplicação da Raposo Tavares no trecho entre Assis e Ourinhos

Além da segurança no tráfego de veículos, a modernização da estrada já estimula novos investimentos na região

dom, 07/04/2002 - 13h47 | Do Portal do Governo


Além da segurança no tráfego de veículos, a modernização da estrada já estimula novos investimentos na região

Um dos trechos mais perigosos da rodovia Raposo Tavares (SP-270), com 118 quilômetros de extensão e conhecido na região como “Corredor da Morte”, passa a oferecer segurança aos milhares de motoristas que trafegam pela estrada diariamente. Neste domingo, dia 7, o governador Geraldo Alckmin inaugurou a duplicação da rodovia entre Assis até o entroncamento com a Rodovia Castello Branco, entregando-a ao tráfego totalmente remodelada.

Com isso, o Governo do Estado atende a uma reivindicação que vinha sendo feita há mais de vinte anos. Além de atravessar um dos pólos agrícolas mais importantes do Estado, a Raposo Tavares constitui o eixo rodoviário que interliga São Paulo aos Estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul. Pelo trecho que liga Assis a Ourinhos, trafegam hoje diariamente perto de 20 mil veículos, chegando a atingir mais de 25 mil nos feriados.

A duplicação da pista, além de beneficiar uma população flutuante de cerca de 1,5 milhão de pessoas, já fez com que os acidentes rodoviários caíssem em 32% e o número de acidentes fatais fosse reduzido em 69%. Além da Raposo Tavares, o trecho duplicado abrange também as rodovias Orlando Quagliato (SP-327) e João Batista Cabral Rennó (SP-225), totalizando 120 quilômetros até atingir a rodovia Castello Branco, passando por Santa Cruz do Rio Pardo. No trecho pavimentado em quatro pistas foram implantados 21 viadutos.

O governador Geraldo Alckmin informou que a mureta central dividindo as duas pistas será feita pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), que já adquiriu maquinário para isso. “Agora essa estrada será conhecida como rodovia do emprego, da vida e do progresso”, comentou ele.

A observação de Alckmin tem respaldo da região. Com a modernização da rodovia, o Governo do Estado está viabilizando a entrada de novos recursos na economia das cidades que margeiam a Raposo Tavares. Os efeitos econômicos já foram sentidos nos municípios beneficiados.

O prefeito de Assis, Carlos Nóbile (PSDB), garantiu que a procura por espaços nos distritos industriais da cidade triplicaram nos últimos 90 dias, o que representa a geração de empregos e renda na região. Ele informou que os investimentos foram feitos na área de logística de transportes. Nóbile lembrou também que a Universidade Paulista (Unip), com campus margeando a rodovia, investiu perto de R$ 8 milhões na ampliação de sua área universitária.

Baixo custo, critérios e igualdade de desenvolvimento

Mais de R$ 80 milhões foram investidos pelo Governo Estadual na duplicação da estrada. A obra, executada pelo DER, obedeceu a um rigoroso projeto de proteção ambiental, principalmente nas baixadas por onde passam córregos, com o plantio de gramas e de mais de cinqüenta mil mudas de árvores, além da colocação de canaletas para o desvio de águas pluviais.

Para o secretário dos Transportes, Michael Paul Zeitlin, a obra foi um dos recursos mais bem aplicados pelo Governo, incluindo todos os aditivos e reajustes obrigatórios pela legislação. “O custo foi de R$ 600 mil a R$ 650 mil por quilômetro. Não há registro de duplicação de estrada com valores tão baixos”, observou ele. Zeitlin disse que, além de dar mais segurança aos usuários, a estratégica do Governo em duplicar estradas visa igualar o Estado em desenvolvimento econômico, reduzindo as diferenças entre regiões mais ricas e mais pobres.

Outras obras na região

O Governo, informou Alckmin, está terminando o projeto executivo de duplicação da rodovia no trecho entre Assis e Presidente Prudente. A estimativa de conclusão é de três meses. Na seqüência a obra será licitada, garantiu o governador. “Não vai ser possível começar esta obra ainda em 2002 em função da Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse Alckmin acrescentando, “mas, como se trata de uma obra do Estado e não de um governo, acredito que no início de 2003 o contrato já esteja assinado”.

Sobre o financiamento de US$ 120 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a recuperação e modernização da malha viária de todo o Estado, Alckmin informou que na última terça-feira o Senado aprovou o empréstimo ao Estado e, agora em abril, deve aprovar o aval da União.

O governador lembrou que algumas obras vão contemplar a região, entre elas a modernização das rodovias ligando Assis a Marília, Presidente Pudente a Martinópolis, Assis a Cândido Mota e a recuperação da Raposo Tavares até a cidade de Piraju. “Estas obras não serão feitas por concessionária e sim pelo Estado. Portanto, não haverá a instalação de qualquer novo pedágio”, ressaltou.

Pontes metálicas e acesso à internet

Ainda em Assis, o governador autorizou a implantação de cinco pontes metálicas, com valor estimado de R$ 320 mil e a inclusão do município no programa Melhor Caminho (de recuperação de estradas vicinais), com valor de R$ 75 mil. Alckmin também autorizou a instalação de um posto de acesso gratuito à internet para a população de baixa renda.

Alcindo Garcia/Rogério Vaquero/Gislene Lima