Alckmin inaugura Delegacia Participativa no bairro da Lapa

Com esta entrega, sobe para 17 o número de Delegacias Participativas em funcionamento no Estado

qui, 20/05/2004 - 12h41 | Do Portal do Governo

São Paulo – O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta quinta-feira, dia 20, a Delegacia Participativa do 7º Distrito Policial, no bairro da Lapa, zona oeste da capital. Com esta entrega, sobe para 17 o número de Delegacias Participativas no Estado. Essa unidade chegou a receber 170 presos. Há dois anos a carceragem foi desativada e a comunidade do entorno – comerciantes, empresários e moradores – se uniu para providenciar a reforma do prédio, que custou R$ 350 mil. De acordo com o governador, o Estado não precisou investir um centavo de dinheiro público nas obras.

A Delegacia Participativa oferece atendimento mais humanizado e rápido às pessoas que procuram o Distrito. Tem entrada separada para criminosos e vítimas, sistema de atendimento realizado por senhas eletrônicas e registro digital de ocorrências.

Esta unidade vai contar com 17 estagiários das áreas de Direito, Psicologia e Assistência Social. De acordo com Rui Barbosa, que mora há oito anos ao lado da Delegacia, ela mudou da água para o vinho. Em sua opinião, o prédio ganhou uma entrada bonita, que valorizou a rua e o bairro. Os policiais são educados e conversam com os moradores da região. Outra vantagem apontada por ele é que antes o atendimento era feito por policiais armados e hoje quem chega lá é recebido por recepcionistas.

Alckmin também anunciou a liberação de R$ 75 mil para reforma do prédio da companhia da Polícia Militar próxima à Delegacia da Lapa.

Cíntia Cury