Alckmin inaugura Comando de Policiamento em Presidente Prudente

Governador também inaugurou o Deinter e entregou 14 viaturas para a região

sáb, 22/01/2005 - 13h27 | Do Portal do Governo


Em visita ao município de Presidente Prudente, neste sábado, dia 22, o governador Geraldo Alckmin inaugurou oficialmente o Comando de Policiamento do Interior (CPI-8), da Polícia Militar, e o Departamento do Interior (Deinter), da Polícia Civil.

Essas duas unidades referem-se a reestruturação da Polícia, promovida pelo Governo do Estado. De acordo com o governador, representa um compromisso assumido durante o Fórum São Paulo: Governo Presente, realizado no município em 2003.

A região de Presidente Prudente fazia parte do CPI-4 de Bauru, que atendia mais de dois milhões de pessoas num total de 58,5 mil quilômetros quadrados de área. Com a nova divisão, o CPI-8 ficará responsável por uma população de 792 mil pessoas, dividido em 54 municípios, numa área com 24,2 mil quilômetros e efetivo de 1.743 policiais. Os outros 89 municípios que abrangem 1,8 milhão de pessoas em 34,3 mil quilômetros ficarão sob a responsabilidade do CPI-4, que conta com três mil policiais militares.

‘Com essas mudanças haverá um ganho na eficiência, já que com um comando próprio, numa área menor, o planejamento poderá ser melhor e com mais cobrança de resultados’, disse Alckmin. Ele também anunciou que até abril, o município deverá contar com uma delegacia participativa no padrão de atendimento Poupatempo.

O secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro explicou que a instalação do novo comando não foi implementada imediatamente após o Fórum São Paulo, porque dependia de uma lei, que foi aprovada pela Assembléia Legislativa no fim do ano passado. Ele lembrou que antes no Natal, as unidades já estavam instaladas e os efetivos nomeados.

Viaturas

Ainda em Prudente, o governador entregou 14 viaturas para a Polícia Militar da região, beneficiando as cidades de Presidente Prudente (5 viaturas), Martinópolis (1), Mirante do Paranapanema (1), Pirapozinho (1), Presidente Venceslau (1), Rancharia (1), Rosana (1), Santo Anastácio (1), Teodoro Sampaio (1) e Presidente Epitácio (1).

Saulo de Castro disse que a entrega das viaturas não significa simplesmente uma renovação da frota, mas vão atender a redistribuição de efetivos. ‘Só na região serão 21 novas viaturas para a Polícia Militar e mais 13 para a Polícia Civil que serão entregues em fevereiro’.

Moradias populares

Encerrando sua visita na cidade, Alckmin informou que nos próximos dias serão entregues na região 220 apartamentos da CDHU e que outros 143 estão com as obras iniciadas. Lembrou também que serão sorteadas mais 393 famílias para participar dos mutirões do Habiteto.

Cíntia Cury / Carlos Prado