Alckmin inaugura Centro Socieducativo Tamoios em São José dos Campos

Unidade é a primeira da região que conta com parceria da sociedade civil

sex, 26/03/2004 - 16h13 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin inaugurou, em São José dos Campos, o Centro Socioeducativo Tamoios. Essa será a primeira unidade da Febem na região que atenderá pelo novo modelo, com forte agenda psicopedagógica, educação profissionalizante, trabalho para fortalecer os vínculos familiares e gestão em parceria com a sociedade civil organizada. Na ocasião, também foi lançada a “marca” Crescer, que tem como objetivo estabelecer metas de excelência no atendimento do adolescente. “O diferencial desta unidade é que pelo fato de ser menor, atende 96 jovens, ela conta com a parceria da sociedade civil no atendimento ao adolescente em conflito com a lei”, comentou o governador.

O Centro Socieducativo Tamoios vai ser administrado pela Febem em parceria com a Fundação Cidade da Paz, mantenedora da Universidade Holística Internacional de Brasília – Unipaz, uma instituição sem fins lucrativos. “Esse modelo é inédito. O Governo paulista será responsável pela segurança do local e pelos professores, que também vão atuar na educação dos internos, e a Unipaz pelos funcionários”, informou o governador. Ao todo, serão 20 profissionais do Estado, que foram aprovados em concurso público, e 60 da Universidade. O Governo irá repassar para a entidade aproximadamente R$ 2 mil mensais por cada interno atendido.

Os adolescentes começam a ser transferidos para a unidade no inicio do próximo mês e devem chegar gradativamente. O secretário da Educação, Gabriel Chalita, disse que no início a unidade vai receber jovens que cometeram infrações mais leves e depois, de acordo com a agenda do Poder Judiciário, os que cometeram infrações mais graves.

Além dos dormitórios, a unidade conta com sala de estar, sala de atendimento, sala de monitoria, pátio coberto, quadra poliesportiva, salas de aula, sala de informática, refeitório, oficinas de trabalho, prédio da administração e enfermaria. O Governo do Estado investiu R$ 3,55 milhões no Centro Socieducativo Tamoios.

Durante a cerimônia, o prefeito de São José dos Campos, Emmanuel Fernandes, anunciou que todas as secretarias municipais vão apoiar nos trabalhos da unidade, desenvolvendo atividades de capacitação de funcionários, culturais e auxiliar na empregabilidade dos adolescentes.

Esta é a sexta unidade que a Febem inaugura em 2004, num total de 846 novas vagas para internação no Estado. No total, agora são 77 unidades, sendo 50 na Capital, 5 na Grande São Paulo e 22 no Interior e Litoral, disponibilizando 6.714 vagas. Atualmente, a instituição abriga 6.605 jovens.

Cíntia Cury/Macedo Júnior