Alckmin inaugura Centro de Logística de Exportação

No local, serão realizadas palestras, exposições e rodas de negócios

seg, 19/04/2004 - 12h30 | Do Portal do Governo


Visando o crescimento do micro e pequeno empreendedor, que queira atingir o mercado externo, o Governo do Estado inaugurou nesta segunda-feira, dia 19, o Centro de Logística de Exportação (Celex).

Para dar início às atividades do programa, o governador Geraldo Alckmin assinou o termo de permissão de uso da área norte da Secretaria da Agricultura para a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo instalar o Celex, que está distribuído em uma área de 30 mil metros quadrados. No local, serão realizadas palestras técnicas, exposições permanentes, rodas de negócios e missões compradoras. Ao longo do tempo serão implantados estandes de órgãos como Banco do Brasil, Correios, Receita Federal, Câmaras do Comércio Bilateral, entre outros.

Antes da inauguração, Alckmin participou, na sede da Secretaria da Agricultura, da quarta reunião do Conselho Estadual de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Cericex), onde foram discutidas as medidas emergencias e de longo prazo que devem ser tomadas para um melhor desenvolvimento do Porto de Santos. Também foram mencionadas as três missões internacionais encabeçadas por executivos da FIESP, BM&F, integrantes dos governos federal e estadual com o objetivo de abrir novos mercados na China (de 24 a 28 de maio), Japão (7 a 11 de junho) e para o Reino Unido (6 a 13 de novembro).

Abordando os esforços do Governo do Estado em ampliar novos canais de desenvolvimento, Alckmin disse que ontem, dia 18, acompanhou o embarque de 1.625 veículos rumo a Argentina, no Porto de São Sebastião. ‘Inauguramos um novo roteiro de exportação no Vale do Paraíba’, disse. Quanto à inauguração do Celex, ele comentou que é mais um passo importante que está sendo dado para fortalecer o Estado de São Paulo como plataforma exportadora. ‘O Celex está na Imigrantes, a caminho da exportação, este é um dos grandes caminhos para o desenvolvimento’. Parafraseando um escritor, o governador citou o seguinte lema: exportar ou morrer. ‘Eu acrescentaria exportar para viver melhor para criar mais oportunidade de emprego, renda e trabalho’.

O ministro do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, disse que com a criação do Celex, São Paulo dá mais um bom exemplo de ação prática. ‘Este embrião que aqui está colocado, certamente vai ser um local de grande importância para as pequenas empresas’. Ele afirmou que seu Ministério e demais órgãos do Governo federal também deverão se instalar no Celex e que pretende ajudar o setor tirando a burocracia da exportação. ‘Este órgão é o local adequado para as pequenas empresas exportadoras e vai ajudar o crescimento do comércio exterior brasileiro. As exportações do Estado de São Paulo está crescendo este ano em 28% em relação ao ano passado. O Brasil cresceu em 25%, e isto depende muito das empresas, dos produtos e do valor agregado’, comentou.

Leia Mais

  • Secretário dos Transportes apresenta uma série de propostas para melhorar a eficiência do Porto de Santos
  • Missões estrangeiras
  • Balanço das exportações paulistas

    Valéria Cintra