Alckmin inaugura a nova fachada da Estação da Luz

Evento faz parte das comemorações do aniversário de São Paulo

sáb, 24/01/2004 - 22h47 | Do Portal do Governo


Marco da história e do desenvolvimento da cidade mais cosmopolitana do País, a Estação da Luz teve sua fachada totalmente recuperada. Sua entrega, que foi realizada na noite deste sábado, dia 24, faz parte das comemorações dos 450 anos da cidade de São Paulo. Diante de aproximadamente três mil pessoas, segundo a Polícia Militar, o governador Geraldo Alckmin acionou a luz inaugurando a nova fachada da Estação. A recuperação da fachada custou R$ 3,8 milhões e foi realizada em parceria entre o Governo do Estado e a iniciativa privada, sendo que o Governo paulista investiu R$ 900 mil.

Sobre a importância das parcerias, Alckmin disse que este é o melhor caminho. ‘Aqui foram somados esforços do Governo do Estado e da Fundação Roberto Marinho, que capitaneou junto com a iniciativa privada os recursos necessários para a obra.’ Ele mencionou ainda todo o cuidado histórico que foi tomado para recuperação da fachada, preservando sua arquitetura’. Alckmin ressaltou que o desenvolvimento de São Paulo está intimamente ligado ao transporte ferroviário. ‘Esta Estação retratou o apogeu da cafeicultura brasileira, especialmente no Estado de São Paulo’.

Erguida no Parque da Luz, entre 1895 e 1901, a Estação surgiu como símbolo do poder do café. Teve um papel importante na circulação de produtos para o Porto de Santos, além do transporte de autoridades nacionais e estrangeiras com destino à capital paulista. A Estação foi construída com material totalmente importado e sua arquitetura é um tributo a presença britânica na cidade.

Com a restauração da Estação da Luz, Alckmin disse que está sendo criado um cinturão cultural na região central da cidade, citando a Sala São Paulo, a Pinacoteca do Estado, a recuperação da Escola Superior de Música (instalada no antigo Hotel Piratininga) e a recuperação do Theatro São Pedro. ‘Essa é a vocação de São Paulo, uma cidade com serviços de qualidade que geram emprego e renda.’

Além da restauração da fachada, o governador Geraldo Alckmim disse que hoje está sendo entregue um duplo presente para a cidade, pois, em breve, estará funcionando no local a Estação da Luz da Nossa Língua, que tem por objetivo criar um centro de referência da língua portuguesa, que é falada por 200 milhões de pessoas em todo o mundo. A inauguração está prevista para 2005.

Sobre a parte de transporte na Estação, o govenador disse que haverá uma melhor eficiência com a integração do trem e do Metrô, que deverá ser feito dentro de 120 dias. ‘Ninguém vai precisar andar na calçada ou na rua para trocar o trem pelo Metrô. O deslocamento será todo feito subterraneamente’, explicou.

A programação contou ainda com show de efeitos especiais e performances de artistas que realizaram uma viagem no tempo, resgatando detalhes e curiosidades da São Paulo antiga. O evento contou ainda com a presença de diversas autoridades do Governo Federal e Municipal, secretários de Estado, atores e cantores.

Valéria Cintra / Macedo Júnior