Alckmin inaugura 11ª Delegacia Participativa do Estado

Região do ABC já conta com três unidades operando pelo novo modelo

sex, 27/12/2002 - 18h22 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta sexta-feira, dia 27, no 2º Distrito Policial de Santo André, a 11ª Delegacia Participativa do Estado. Com a entrega, a região do ABC passou a contar com três unidades operando pelo novo modelo. Em todo o Estado, o Governo paulista já entregou onze Delegacias Participativas.

A unidade entregue em Santo André possui sala de espera com TV, e entradas diferenciadas: para recepção de infratores, para pessoas que procuram atendimento e outra ainda para vítimas de violência sexual e seqüestro. As instalações também possuem rampa de acesso e sanitário adequado às pessoas portadoras de deficiências físicas. Como todas as outras já entregues, a nova Delegacia Participativa é totalmente informatizada e possui senha eletrônica para atendimento.

‘Essa é uma delegacia com a participação da comunidade. Quanto mais a polícia estiver perto da sociedade, mais eficiente ela é’, disse o governador, comparando a qualidade dos serviços oferecidos com os do Poupatempo. ‘Esse é o padrão Poupatempo: rapidez, eficiência e bom atendimento’.

O secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro, informou que 16 estagiários vão trabalhar na nova delegacia, sendo quatro na área de Direito, oferecendo orientação judicial, e 12 na área social. Eles encaminharão as vítimas de estupro ou violência doméstica para programas especializados. ‘Nesta delegacia cerca de 30% dos casos são de atendimentos sociais’, disse.

O secretário destacou que o Governo do Estado está conseguindo devolver dignidade à polícia de São Paulo e reafirmou o compromisso de que nos próximos dois anos todos os presos vão sair dos distritos policiais. ‘De janeiro deste ano até agora, o número de presos sob a responsabilidade da Secretaria da Segurança diminuiu de 34 mil para 26 mil. Esse número vai cair ainda mais com a passagem dos cinco Cadeiões para o âmbito da Secretaria da Administração Penitenciária’.

Saulo informou ainda que os municípios de São José dos Campos, Jundiaí e Piracicaba serão os próximos beneficiados com a Delegacia Participativa.

Na Capital, o novo modelo está funcionando nos Distritos Policiais de Ermelino Matarazzo (24ºDP), Itaim Bibi (15º DP), Berrini (96º DP), Heliópolis (95º DP), Paraíso (36º DP), Jaguaré (93º DP). Na Grande São Paulo foram implantadas duas unidades em São Bernardo do Campo (1º DP e 3º DP). No Interior, funciona uma em Campinas (5º DP) e outra em Sorocaba (DP Central). As Delegacias Participativas fazem parte do Programa de Melhoria da Qualidade de Atendimento nas Delegacias Paulistas.

Macedo Júnior