Alckmin inaugura 1º terminal público para acesso a portadores de necessidades especiais

Portadores de deficiência poderão acessar serviços eletrônicos no Poupatempo Guarulhos

qui, 22/09/2005 - 12h46 | Do Portal do Governo


A população que precisou dos serviços oferecidos do Poupatempo de Guarulhos nesta quinta-feira, dia 23, teve uma supresa. O governador Geraldo Alckmin, acompanhado pelo ator Marcos Frota, inaugurou o primeiro terminal público para acesso a pessoas portadoras de necessidades especiais (físicas e sensoriais) aos serviços públicos eletrônicos.

‘Quero agradecer a parceria entre o Governo paulista com a Intel e lembrar que este terminal possibilita o uso do computador e acesso à internet para portadores de deficiências visuais, auditivas, cognitivas, motoras, enfim, toda a acessibilidade universal para os nossos portadores de necessidades especiais’, disse Alckmin.

Tanto as pessoas cegas ou com baixa visão terão acesso, na sala e-Poupatempo, aos serviços eletrônicos por meio de softwares leitores de tela e de equipamentos que atendem perfeitamente aos portadores de necessidades especiais de qualquer natureza.

O governador comentou que esse laboratório será levado para outras unidades dos postos Poupatempo e Infocentros de São Paulo. ‘Para isso recebemos, no último dia 20, no Palácio dos Bandeirantes, o presidente mundial da Intel, Craig Barrett. Durante o encontro, assinamos um Protocolo de Intenções para podermos estender esse bom exemplo pioneiro para outros locais’, informou.

Alckmin também agradeceu a presença do ator Marcos Frota, que interpreta um deficiente visual em uma novela. ‘Marcos Frota, que interpreta perfeitamente o Jatobá, tem esse compromisso com as pessoas. Ele nos dá um grande exemplo pelos serviços sociais prestados ao longo de sua carreira’, disse.

‘É com grande alegria que estou aqui, junto com o governador Geraldo Alckmin, participando deste momento muito importante’, disse Marcos Frota. Ele comentou que está vivendo uma ótima fase profissional. ‘Através do meu personagem, o Jatobá, a questão da deficiência foi colocada dentro dos lares e dos corações de todos os brasileiros’, destacou o ator. Ele ressaltou que a deficiência visual do personagem nunca foi motivo de desistência para conquistar a felicidade. ‘Eu acredito que, se cada um de nós fizer a sua parte, o Brasil poderá, em breve, encontrar o caminho correto’, disse.

Laboratório de Integração Homem-Computador

O governador também inaugurou a ampliação do Laboratório de Interação Homem-Computador, mais conhecido como Laboratório de Usabilidade. O Laboratório, que existe há um ano no Poupatempo Guarulhos em parceria com a Intel, efetua pesquisas junto aos usuários de serviços públicos eletrônicos e emite laudos de Usabilidade desses serviços. Objetivo é fazer com que os projetistas melhorem as interfaces e navegação dos serviços estaduais. Com a ampliação, passa a contar a partir de agora com um Laboratório de Acessibilidade Digital onde, além dos aspectos de usabilidade, serão testados, avaliados e analisados os sites e outros produtos digitais do Governo do Estado quanto aos aspectos de acessibilidade, emitindo recomendações aos projetistas para tornar a informação e o serviço público 100% acessíveis.

Manual de Acessibilidade

Na ocasião, também foi lançado o Manual de Acessibilidade Web. O material apresenta um conjunto de recomendações aos desenvolvedores de produtos web do Estado, orientando-os como agregar acessibilidade aos sites do governo.

Formatura

Alckmin participou ainda da primeira formatura dos alunos da Apae – Guarulhos. Foram 17 formandos, portadores de deficiência mental leve que, por meio do trabalho de uma instrutora de informática da APAE e de universitários voluntários, aprenderam ao longo dos últimos quatro meses a manusear o computador, navegar na internet, buscar assuntos de interesse, comunicar-se por e-mail e, por fim, criaram o site da APAE de Guarulhos.

Nesta iniciativa, o Poupatempo cedeu a sala de e-Educação, bem como os recursos de acesso e infra-estrutura para a realização do curso.

Os formandos receberam certificados de capacitação em navegação web e uma Carteira de Habilitação, muito semelhante à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), porém mencionando a habilitação em navegar na internet, válido em todo território virtual.

Alckmin informou que no mês de outubro começa a ser dado o curso para uma nova turma. ‘Daqui a pouco tem uma outra festa de formatura aqui na e-Educação, esse laboratório pioneiro que o Poupatempo possui’, destacou o governador.

Macedo Júnior