Alckmin implanta medidas de proteção ambiental em Araras

Governador também entregou viaturas, ambulâncias e visitou assentamentos de terras no município

sex, 07/06/2002 - 16h56 | Do Portal do Governo


A defesa do meio ambiente foi o grande destaque da visita do governador Geraldo Alckmin Ao município de Araras, nesta sexta-feira, dia 7. Alckmin participou das comemorações do centenário da festa da Árvore, plantou mudas e assinou convênios para incentivar o plantio de madeiras de Lei na cidade. O governador também entregou viaturas e ambulâncias para Araras, visitou assentamentos de terra e a fábrica da Nestlé. Foi assinado ainda um termo para inserir a temática ambiental e implantar a agenda 21 no setor educacional do Estado.

Conhecida como cidade das árvores, Araras possui um movimento ecológico muito forte. Alckmin assinou um decreto que institui o prêmio João Pedro Cardoso, idealizador da Festa da Árvore, para graduar todos que contribuíram em defesa do meio ambiente.
Outro decreto assinado vai garantir a plantação de 200 mil mudas de madeira de lei na cidade. O governador disse que o objetivo é passar de 1,5 milhão de mudas de Aroeira, Ipê-Roxo, Canela, Amendoim e Pau-Marfim em 46 municípios paulistas. “Plantando uma grande quantidade desses tipos de madeira, de forma padronizada, se cria uma commodity, que terá valor na Bolsa de Mercadoria de Futuro e poderá ser negociada”, explicou.

Para o secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg, o plantio possibilita o desenvolvimento sustentável do município. “Em Araras, os habitantes conseguiram conservar o sustento e o desenvolvimento com uma vida agradável”, analisou.

Ainda com relação à proteção ambiental foi assinado o Termo de Cooperação Técnica para inserir a temática ambiental e implementar a agenda 21 no setor educacional. Segundo o secretário da Educação, Gabriel Chalita, este termo inicia um grande trabalho de lixo reciclável dentro das escolas. “O mutirão da cidadania reflete o papel social da escola”, afirmou. Disse ainda que, além de ensinar as matérias tradicionais, a escola tem obrigação de levar os conceitos de cidadania aos alunos.

Viaturas e ambulâncias

A região de Araras foi contemplada com a entrega de duas viaturas para a Polícia Militar e duas para a Polícia Civil. O município de Araras ficou com uma viatura da Polícia Civil, da mesma forma que a cidade de Limeira. Já Pirassununga recebeu dois veículos para a Polícia Militar.

O secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, informou que a região de Araras vai receber 528 soldados temporários. São jovens de 18 a 23 anos contratados pelo Governo do Estado para realizar os serviços de apoio na Polícia Militar. A medida vai liberar 6.000 PMs que atualmente realizam estes trabalhos para o policiamento ostensivo e preventivo nas ruas. Saulo de Castro também anunciou que, ainda neste mês, a região receberá 48 escrivães para a Polícia Civil.

Alckmin entregou ainda sete ambulâncias convencionais (modelo S-10) para atender aos municípios de Araras, Conchal, Cordeirópolis, Iracemápolis, Leme, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição.

Reforma Agrária

O assentamento de terra Araras 3 passará a contar com um Centro Comunitário. O local terá 615 metros quadrados e vai abrigar uma escola profissionalizante, salão comunitário e outras atividades de interesse das 93 famílias que residem nos assentamentos 1, 2 e 3. O lançamento da pedra fundamental para a implantação do Centro Comunitário foi feito por Alckmin nesta sexta-feira. O Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) fornecerá o material e a prefeitura contratará a mão-de-obra especializada. Os assentados participarão com a mão-de-obra de serventia.

Também foi inaugurado o escritório regional do Itesp de Araras, que dará assistência técnica rural para nove assentamentos da região, que já contam com 312 famílias nos municípios de Sumaré, Mogi Mirim, Casa Branca e Cordeirópolis. Antes, o escritório regional funcionava de maneira precária no Ginásio de Esportes de Araras.

No assentamento Araras 3, que produz milho, abobrinha, mandioca, ovos, leite, e também faz a criação de galinhas e suínos, Alckmin ouviu algumas reivindicações. O governador disse que vai autorizar mais créditos para a área da Habitação; novos financiamentos para aumentar as produções agrícolas; a instalação de uma padaria comunitária, para dar capacitação profissional; um curso de corte e costura para as mulheres; e ficou de verificar o prazo para implantação de uma unidade hospitalar do Qualis. “Na história do Estado tinham sido assentadas apenas 2.700 famílias. Desde 1995 já foram assentadas 5 mil famílias. E o mais importante é o apoio que vem sendo dado para dar condições destes assentamentos se desenvolverem”, observou Alckmin.

Mais moradias

Alckmin também autorizou a construção de 200 unidades habitacionais em Araras, pelo Programa Habiteto, no valor de R$ 1,5 milhão. O terreno será doado pela prefeitura. O prefeito de Araras, Luiz Carlos Meneguetti (PPS), agradeceu os investimentos do Estado na cidade. Ele citou as parcerias para a construção de quatro escolas, a ampliação de um prédio escolar e a reforma de cinco escolas estaduais. Também lembrou da construção da Marginal que dá acesso à Zona Leste da cidade e uma estrada vicinal que liga os bairros rurais São Bento e Parque das Árvores.

Valéria Cintra / Rogério Vaquero