Alckmin homenageia atletas que participaram das Olimpíadas em Atenas

Pela manhã, o governador recepcionou os atletas no aeroporto de Guarulhos

sex, 01/10/2004 - 15h22 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin homenageou os atletas que participaram das Olimpíadas e Paraolimpíadas realizadas em Atenas, na Grécia. Durante cerimônia realizada nesta sexta-feira, dia 1º, no Palácio dos Bandeirantes, ele e a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), Lu Alckmin, entregaram 20 medalhas do mérito esportivo. Pela manhã, Alckmin recepcionou os atletas no aeroporto de Guarulhos.

Entre os atletas condecorados estiveram presentes alguns das equipes de ouro do voleibol masculino como Nalbert Tavares Bitencourt e a judoca Daniele Bernardes da Silva, que conquistou medalha de bronze.

Alckmin disse que a entrega das medalhas representa o agradecimento da população do Estado aos atletas, responsáveis pelo sucesso e bons resultados obtidos pelo Brasil, nos jogos Olímpicos e Paraolímpicos. No caso das Paraolimpíadas, disputadas entre os dias 17 e 28 de setembro, o País obteve seu melhor desempenho, conquistando 33 medalhas, sendo 14 de ouro, 12 de prata e 7 de bronze. No quadro geral, o Brasil ficou em 14º lugar e 3º das Américas.

Nas Olimpíadas, o País conquistou o 18.º lugar, com quatro medalhas de ouro, três de prata e três de bronze. Com o resultado nas Olimpíadas de Sidney, em 2000, quando o Brasil ficou em 52.º lugar, com seis medalhas de prata e seis de bronze, e em 24.º lugar nas Paraolimpíadas, com a conquista de 22 medalhas, sendo seis de ouro, dez de prata e seis de bronze, outros atletas e dirigentes foram homenageados pelo Governo do Estado. Entre eles, Carlos Arthur Nuzman, Gustavo Borges, Vanderlei Cordeiro, Vicente Lenison de Lima, Fernando Scherer e André Domingos .

O Estado teve uma grande participação no Campeonato Paraolímpico. Dos 98 atletas que foram para Atenas, 31 saíram de São Paulo. Além disto, o Estado sediou com recursos próprios, o Campeonato Brasileiro de Atletismo e Natação Paraolímpico, em 2003, e este ano, o Primeiro Jogos Paraolímpicos do Brasil, que foram seletivos para as Paraolímpiadas de Atenas.

“Os atletas não imaginam o quanto estão ajudando na promoção do esporte, pois melhora a educação, a saúde, afasta as pessoas das drogas, diminui a violência, aproxima os povos, promove a paz, é um grande efeito. No caso das Paraolimpíadas é uma superação de limites, um esforço grande que nos anima incentivá-los a seguirem em frente para disputarem os Panamericanos do Rio, em 2006, e o de Pequim e em 2008”, considerou o governador.

Além de patrocinar os atletas paraolímpicos, por meio da Sabesp e do Banco Nossa Caixa, o Governo do Estado destinou este ano 15% dos recursos da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer para esta modalidade. Alckmin observou que a sociedade vem mudando de forma positiva o seu comportamento em relação ao portador de necessidade especial que mostra sua capacidade em superar dificuldades e obstáculos, por meio do esporte.

Versando sobre este mesmo assunto, o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, ressaltou a importância do esporte em ajudar o ser humano a superar limites, em especial o portador de deficiência. “Quantas pessoas reclamam da vida em função de problemas tão pequenos. Estes que têm problemas teoricamente muito maior, mostram uma superação com garra e patriotismo. Os resultados motivam também para que a sociedade reconheça estas pessoas, que hoje têm o rótulo da deficiência física. Eles conseguem transformar a letra “d” que denota a palavra deficiência em “eficiência” e capacidade”, assinalou. Grael, que amputou uma das pernas, continua a velejar. Este ano ele ficou em 3º lugar no campeonato de Vela Olímpica.

O presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Vital Severino Neto, que também foi condecorado, falou da necessidade de se tratar os desiguais com igualdade e chamou a atenção para em se respeitar as diferenças.

Natural de São Paulo, o deficiente visual Misael Conrado Oliveira, 26 anos, participou do futebol de cinco, e junto com sua equipe trouxe uma medalha de ouro. Ele destacou a importância de se quebrar barreiras e agradeceu o incentivo que o esportistas receberam tanto dos governos federal quando estadual. “O trabalho foi árduo e exigiu empenho de todos. Tanto do Comitê quanto dos patrocinadores que nos deram todas as condições para nos prepararmos de uma forma adequada”, afirmou.

Confira o quadro dos atletas que receberão a Medalha do Mérito Esportivo:

Valéria Cintra