Alckmin faz palestra na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha

Encontro foi realizado em São Paulo, cidade com o maior número de empresas alemãs no mundo

seg, 01/09/2003 - 17h28 | Do Portal do Governo


Encontro foi realizado em São Paulo, cidade com o maior número de empresas alemãs no mundo

O município com o maior número de empresas alemãs no mundo, fora da Alemanha, foi sede nesta segunda-feira, dia 1º, de um encontro entre empresários. Cerca de 250 executivos, a maior parte de empresas alemãs, se reuniram em São Paulo para um almoço com o governador Geraldo Alckmin, que proferiu uma palestra com o tema “São Paulo: Um Novo Modelo de Desenvolvimento”.

Além de apontar os avanços obtidos pelo Estado nos últimos oito anos, Alckmin respondeu a diversas perguntas dos empresários. Para ele, este contato com o setor produtivo é fundamental para que o Governo trace as estratégias de investimentos. “Pretendo acelerar estes encontros, pois os empresários são os promotores do desenvolvimento”, observou.

Na palestra, o governador enfatizou o sucesso do ajuste fiscal feito no Estado de São Paulo nos últimos anos. Segundo ele, em 1995 o déficit fiscal paulista era de 25%. “Hoje é zero. Não se gasta nenhum centavo a mais do que se arrecada”, destacou. Os empresários se surpreenderam com o acerto das contas, sobretudo por ter sido obtida sem nenhum aumento de imposto. “Ao contrário. O Estado sobrevive com o ICMS, responsável por 88% da arrecadação, e este imposto está sendo reduzido para diversos setores”, explicou Alckmin.

O compromisso em reduzir impostos sem ter de cortar investimentos foi outro ponto de destaque na conferência. A aplicação de recursos em áreas como Educação, Recursos Humanos, Saúde, Saneamento Básico, Transportes, Segurança e Exportação foram enumerados por Alckmin. “Estamos cortando despesas, mas não os investimentos”, disse, citando a economia conseguida com o Pregão Eletrônico e as reduções que virão com a transferência de Secretarias e empresas públicas instaladas em bairros caros da Capital para o Centro da cidade. “Isso também ajudará a revitalizar o Centro”, ressaltou o governador.

Também participou do encontro o secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles.

Rogério Vaquero