Alckmin faz balanço dos investimentos estaduais para integrantes da União Européia

Setores da exportação e logística foram destacados pelo governador

sex, 23/04/2004 - 18h24 | Do Portal do Governo


Setores da exportação e logística foram destacados pelo governador

As questões do crescimento econômico, desemprego e segurança serão alguns dos temas a serem discutidos no encontro dos 27 governadores, que será realizado na próxima segunda-feira, dia 26, em Brasília. A informação foi dada pelo governador Geraldo Alckmin após participar de um almoço com embaixadores e representantes da União Européia, no Hotel Grand Hyatt, nesta sexta-feira, dia 23, na Capital paulista.

Indagado pelos representantes da UE sobre o índice de desemprego, divulgado ontem pelo Dieese/Seade, e que está na casa dos 20,6%, na Grande São Paulo, Alckmin disse que é preciso adotar uma série de medidas. ‘Este assunto será discutido na reunião com os governadores em Brasília. É o crescimento econômico que vai fazer rodar a roda do círculo virtuoso, que vai gerar emprego e renda. O Governo vai arrecadar mais, podendo investir mais’, afirmou.

Outro tema a ser abordado neste encontro é a questão da segurança. ‘É preciso ter polícia bem capacitada e bem treinada que vai para as ruas. E aonde se põe os presos? O problema de penitenciária é nacional. E é até menos grave em São Paulo do que nos demais estados, mas é grave em todos os estados’, declarou.

Investimentos nas exportações

Em sua exposição, Alckmin fez um balanço dos investimentos do Governo do Estado nas áreas de exportação, logística e do agronegócio, porém, observou a necessidade do mesmo ser feito no âmbito federal.

‘É um esforço que tem de ser feito simultâneamente em várias direções: de crédito, redução de taxa de juros, investimento em áreas de mão-de-obra intensiva, como construção civil, saneamento, segurança, esforço exportador, do agronegócio, agregação de valor, política industrial, apoio à pequena empresa e crédito para o pequeno empreendedor’, enumerou.

Visando a exportação como um grande canal para o crescimento da economia, o Governo está investindo pesado na logística do Estado para aumentar a eficiência e não comprometer a venda dos produtos a serem comercializados. Prova disto, são os serviços de ampliação que foram feitos no complexo portuário como no Porto de São Sebastião, que tornou-se uma nova plataforma exportadora do Estado, por onde no último domingo, dia 18, foram transportados 1.625 veículos rumo à Argentina. Outro ponto a ser melhorado é o Porto de Santos. ‘Vamos fazer um esforço para resolver o problema da chegada dos trens no Porto de Santos, na chamada ferradura. Pois se perde dez horas quando o trem vem de longe e chega no Perequê para percorrer 16 km’, explicou.

‘Estamos trabalhando para que a economia cresça o máximo possível. Este é o grande desafio, gerar emprego e renda. Como a economia interna está mais retraída a exportação é vital para abrirmos novos postos de trabalho’, assinalou.

Ainda na área do comércio exterior, Alckmin falou que o Governo do Estado instituiu o fast track, que devolve o crédito tributário para o exportador paulista e citou a recente instalação do Centro de Logística de Exportação (Celex), em uma área da Secretaria da Agricultura e Abastecimento. No local, serão realizadas palestras técnicas, exposições permanentes, rodas de negócios e missões compradoras. Ao longo do tempo, serão implantados estandes de órgãos como Banco do Brasil, Correios, Receita Federal, Câmaras do Comércio Bilateral, entre outros.

As iniciativas do Governo para as criações dos parques tecnológicos e as compras que o Estado vem fazendo por meio do pregão eletrônico também foram expostas por Alckmin. Ele detalhou aos representantes da UE sobre a firmação de parcerias com o setor privado, por meio da Parceria Público Privadado (PPP), para a expansão de obras no Metrô e rodovias.

Eleições municipais

Alckmin foi ainda questionado pelos embaixadores e representantes da União Européia sobre se as eleições municipais não podem refletir no crescimento econômico. Ele disse que não porque a Lei da Responsabilidade Fiscal não permite que nenhum governante gaste mais do que arrecada. ‘Ano de eleição tem de ser igual aos demais anos porque do contrário quebra o Estado’.

A União Européia é o principal comprador do Brasil. Atualmente, é formada por 15 países. A partir de 1º de maio a UE será fortalecida com a integração de mais dez países. Alckmin disse que este contato é importante pois através da União Européia o Brasil pode atingir outros mercados.

Valéria Cintra