Alckmin faz balanço das ações econômicas para turma da Escola de Comando e Estado Maior do Exército

Alunos da Eceme assistiram palestra realizada pelo secretário de Economia e Planejamento, Andrea Calabi

seg, 04/10/2004 - 12h05 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou na manhã desta segunda-feira, dia 4, no Palácio dos Bandeirantes, da abertura da palestra ‘A participação do Governo do Estado de São Paulo no Desenvolvimento do Brasil’, proferida pelo secretário de Estado da Economia e Planejamento, Andrea Calabi, para a turma da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (Eceme).

Durante seu discurso, o governador destacou algumas ações econômicas importantes para o Estado. A primeira foi sobre o ajuste fiscal. ‘Nós tínhamos duas dívidas muito preocupantes. Uma era a chamada mobiliária e a outra contratual. Essas dívidas foram consolidadas com o Governo Federal. Estamos rigorosamente em dia’, informou.

Ele também lembrou que o Governo paulista está reduzindo impostos em diversos setores. ‘O Brasil tem uma carga tributária relativamente alta, com aproximadamente 38% do Produto Interno Bruto (PIB). O caminho para que o Brasil possa reduzir essa carga tributária é ter uma melhor eficiência no gasto público’, disse. Como exemplo, o governador citou a redução de ICMS de 25% para 12% no álcool. ‘Reduzimos o imposto do álcool para incentivar a sua produção e por ser uma energia limpa. Essa medida ainda permite um crescimento na geração de emprego no Estado. Nós temos o maior canavial do mundo e o maior setor sucroalcooleiro’, disse. Ele ainda lembrou que foram reduzidos os impostos do setor têxtil, sapato, couro, entre outros.

O governador comentou também que o Governo paulista não compra nenhum caderno sem ser pela Bolsa Eletrônica de Compras (BEC) e Pregão Presencial. ‘Com isso, temos total transparência. A BEC e o Pregão funcionam como uma vacina. Não há hipótese de alguém fazer algum tipo de ação indevida’, disse. Como exemplo, ele falou sobre a compra de viaturas policiais. ‘Nós compramos 700 carros para a PM. Quatro montadoras disputaram e deram 55 lances com leilão reverso. Quando terminou, fizemos uma economia de 28%, ou seja, cada carro custou R$ 18,050, pintado, com giroflex e rádio’, disse.

Sobre exportações, Alckmin comentou que o mundo nunca teve um crescimento econômico tão vigoroso e que nunca o comércio exterior esteve tão bem. ‘O Brasil não pode perder essa oportunidade, porque esse é um momento extremamente favorável’, disse. Ele informou que o Brasil cresceu 33% as suas exportações, comparado com o ano passado, e que o Estado de São Paulo cresceu 39,9%. ‘Nós estamos pisando no acelerador no sentido de aproveitar todas as oportunidades para essa questão’, disse. O governador ressaltou que esse crescimento se deve ao grande investimento do Governo paulista nos portos de Santos e de São Sebastião, com a criação do segundo Corredor de Exportação e Importação, aeroportos, Rodoanel e Ferroanel. ‘É um conjunto de medidas para consolidar a plataforma exportadora. Isso ajuda o mercado interno, porque, na medida que você exporta, gera emprego e renda’, disse.

Macedo Júnior