Alckmin faz balanço administrativo e anuncia nova redução de impostos

No dia 15 de setembro será lançada a 2a Primavera Tributária, com um novo conjunto de medidas de redução de impostos

qui, 18/08/2005 - 17h49 | Do Portal do Governo


Reduzir impostos e ampliar os investimentos públicos. Apesar de parecer duas ações incompatíveis, o governador Geraldo Alckmin explicou nesta quinta-feira, dia 18, aos empresários da Câmara Comercial Brasil-França, que esta é uma prática que vem dando certo no Estado de São Paulo. Por isso, no dia 15 de setembro será lançada a 2a Primavera Tributária Paulista, com um novo pacote de medidas de redução de ICMS para setores inteiros de produção.

Alckmin lembrou que o Estado já diminuiu impostos para setores como couro calçadista, pequenas empresas, materias de construção, alimentos e álcool. “E isso não vem gerando perda na arrecadação. Ao contrário, porque com o imposto alto a informalidade também aumenta”, comparou.

O governador disse aos empresários que São Paulo irá investir, entre os anos de 2005 e 2006, R$ 12,3 bilhões. De acordo com ele, o Estado também está se consolidando como uma grande plataforma exportadora e importadora. “São Paulo responde por um terço das exportações brasileiras e por mais de 40% das importações do País”, informou.

A Câmara Comercial Brasil-França é a câmara bi-nacional mais antiga do Brasil. Para Alckmin, isso mostra a boa história de cooperação econômica entre os dois países. “Nesse mês de setembro, o nosso secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico vai à França. E vamos fazer um esforço ainda maior para ampliar as relações comerciais”, apontou.

Além das reduções de impostos, o governador fez um balanço da administração paulista nos últimos anos, com ênfase na área econômica. Ele ressaltou que São Paulo devolve o crédito tributário a todos os setores exportadores. Também foi destacada a boa infra-estrutura paulista, com portos, aeroportos e rodovias que facilitam o trabalho dos investidores. “E temos ainda importantes parques tecnológicos. Estamos investindo R$ 500 milhões em inovações tecnológicas”, acrescentou Alckmin.

Na área social, também foi apresentado aos empresários o esforço do Governo para redução da mortalidade infantil, aumento da expectativa de vida combate à criminalidade e universalização do ensino público.

Rogério Vaquero