Alckmin fala sobre o Programa de Microbacias Hidrográficas

Projeto foi discutido com representantes do Banco Mundial nos Estados Unidos

sáb, 17/11/2001 - 12h29 | Do Portal do Governo

O Programa de Microbacias Hidrográficas foi um dos temas discutidos no encontro do governador Geraldo Alckmin com representantes do Banco Mundial (Bird), nesta semana em Washington, capital dos Estados Unidos. Neste sábado, dia 17, em Aguaí, Alckmin falou sobre este projeto do governo paulista criado para recuperar e conservar o solo e promover o desenvolvimento sustentável da atividade rural no Estado de São Paulo.

O governador lembrou que esta iniciativa deverá recuperar mais de quatro bilhões de hectares de solo, com investimentos de US$ 124 milhões, em parceria com o Banco Mundial. Este trabalho de recuperação é feito pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), por meio de ações como terraciamento, curvas de nível, recuperação de matas ciliares e destino adequado das águas.

O Programa de Microbacias Hidrográficas é implementado nas áreas rurais e leva em conta os conhecimentos do homem do campo, realizando um trabalho conjunto na elaboração dos diagnósticos locais. A idéia é aumentar a produção rural, a geração de emprego e renda na agroindústria, a qualidade de vida das comunidades envolvidas preservando o meio ambiente.

O projeto também prevê a conservação dos cursos d’água, a recuperação da vegetação das margens dos rios – as matas ciliares – para evitar o assoreamento dos recursos hídricos.

Microbacia Hidrográfica

O termo Microbacia Hidrográfica pode ser entendido como uma área drenada por um córrego ou ribeirão e delimitada pelo divisor de água e que possua as mesmas condições ambientais, com clima e vegetação parecidos. A área geográfica denominada microbacia tem em média três mil hectares e 60 produtores. A idéia é restringir o espaço geográfico a ser trabalhado para facilitar e agilizar a identificação e a solução dos problemas comuns de cada área. Desenvolvimento e preservação ambiental devem andar juntos.