Alckmin fala da importância de Montoro na luta pela restauração da democracia

Governador participa na Assembléia Legislativa do Seminário Teses de Franco Montoro

sex, 31/08/2001 - 18h53 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, dia 31, na Assembléia Legislativa, do seminário Teses de Franco Montoro, abordando a importância do ex-governador e senador no movimento das Diretas Já e na transição do regime ditatorial para o regime democrático.

Alckmin, que conviveu com Montoro desde o início de sua vida pública, e o chama de “meu sempre professor” lembrou o grande comício organizado na Praça da Sé, no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo. “Esse comício mudou tudo, porque a partir daí, o Brasil inteiro ganhou as ruas, na Candelária, no Anhangabaú. Perguntaram a Montoro quantas pessoas haviam na Praça, 100 mil, 150 mil? E ele respondeu: tem 150 milhões de brasileiros presentes.”

Alckmin disse que Montoro, como governador do Estado mais importante do Brasil tinha todas as condições para ser candidato à Presidência da República, mas lançou o então governador de Minas Gerais, Tancredo Neves, como candidato no Colégio Eleitoral.

Para Alckmin, ele fazia política baseado em princípios e valores, “coisas que não passam e não são propriedade de ninguém, nem de partidos, nem de grupos políticos”. Destacando que foi um estadista sempre à frente de seu tempo, afirmou que quando regime era descentralizado e autoritário, Montoro pregava a descentralização e a participação de todos, na rua, no bairro, na cidade, na escola, na igreja, nos hospitais.

“Quando ninguém falava em globalização, quando o países estavam de costas um para os outros, especialmente no Cone Sul, ele já pregava a integração latino-americana, a cooperação econômica entre os povos”, afirmou Alckmin, enfatizando que era um homem coerente entre o pensamento, a palavra e as ações. As teses de Montoro – democracia, descentralização, integração, parlamentarismo, voto distrital, luta contra a fome, a miséria e o desemprego, são questões supra-partidárias que precisam permanecer vivas.

Alckmin disse que o governo paulista tem a missão de continuar o caminho traçado por Montoro e lembrou que o princípio da participação está sendo aprofundado em várias ações da atual gestão. “Dos 11 hospitais que foram concluídos pelo governador Covas, nenhum é operado pelo governo; o contrato de gestão é feito com entidades do terceiro setor, que estão mantendo admiravelmente os três princípios do SUS, universalidade, equidade e gratuidade.”

O governador disse ainda que entregará agora 18 Centros de Ressocialização Penitenciária e que nenhum deles será operado pelo governo, mas sim por entidades. “Só o poder de polícia será do governo, mas a parte de alimentação, educação, assistência médica e trabalho, tudo feito pelo terceiro setor,” concluiu.

Participaram do seminário, o presidente da Assembléia Legislativa, Walter Feldmann; o secretário da Economia e Planejamento, André Franco Montoro Filho; o secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Walter Barelli, além de vários deputados e vereadores .