Alckmin fala da China com a imprensa paulista por teleconferência

Entrevista foi concedida nesta terça-feira, dia 25

ter, 25/05/2004 - 15h51 | Do Portal do Governo

Em viagem à China desde a última sexta-feira, o governador Geraldo Alckmin concedeu entrevista à imprensa paulista, via teleconferência, nesta terça-feira, dia 25, diretamente da cidade de Xangai.

Alckmin reforçou o compromisso de apresentar as oportunidades do Estado de São Paulo para o investimento externo, buscar mercado consumidor e atrair recursos para ampliar a infra-estrutura paulista.

O governador destacou que uma das melhores perspectivas de aumentar as exportações de São Paulo é com o álcool combustível, o etanol. De acordo com ele, nas grandes cidades chinesas o problema da poluição é muito forte e tende a crescer, porque quase cinco milhões de veículos estão entrando a mais por ano naquele país. “Nós temos uma boa tecnologia que é o carro flex-fuel, bi-combustível. E São Paulo é o maior produtor de açúcar e álcool do mundo, temos o maior canavial. Então, o etanol é uma perspectiva muito positiva”, observou.

Alckmin também ressaltou que produtos como suco de laranja, avião, carne, autopeças e automóveis poderão ter as exportações ampliadas para a China.

Outro ponto de destaque nessa viagem é a possibilidade de parcerias com a iniciativa privada chinesa para ampliar a infra-estrutura do Estado. “Eles têm grande interesse de importar soja, minérios e outros produtos do Brasil. Então, nós estamos abordando bastante a realização de obras como a Asa Sul do Ferroanel e a ampliação dos portos paulistas, que são fundamentais para baratear os custos do setor privado”, explicou.

O governador disse ainda que ontem realizou uma palestra em Pequim e amanhã fará outra em Xangai. “Além disso, amanhã também vamos inaugurar, aqui em Xangai, um escritório do Governo do Estado de São Paulo junto com a Bolsa de Mercadorias e Futuro (BM&F), para que o trabalho tenha continuidade”, informou.

Rogério Vaquero

  • Leia a íntegra da coletiva