Alckmin fala a empresários japoneses sobre sua viagem ao Japão

Japão pode servir como plataforma para o Brasil conquistar novos mercados no sudeste asiático.

qua, 18/08/2004 - 17h34 | Do Portal do Governo


Em almoço com empresários da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil nesta quarta-feira, dia 18, o governador Geraldo Alckmin fez uma ampla exposição sobre sua viagem ao Japão em junho. Citou os financiamentos obtidos, por meio do Japan Bank for International Cooperation (JBIC), para construir da Linha 4 do Metrô (US$ 209 milhões) e obras de saneamento da Baixada Santista (US$ 192 milhões).

Respondeu às perguntas dos empresários sobre carga tributária, despesas trabalhistas, o excesso de burocratização tanto nas áreas administrativa quanto financeira que dificultam a vida do administrador, e sobre o protocolo de Kyoto.

Alckmin ressaltou a pujança da economia japonesa, visível na geração de emprego e renda. Destacou o crescimento da economia paulista e a oportunidade de aumentar o fluxo comercial entre São Paulo e o Japão.

“Este é o momento de fortalecermos a nossa relação econômica. Investimento novo, trocas comerciais, plataforma exportadora. O Brasil priorizando o Japão rumo ao sudeste asiático, e em contraponto, São Paulo pode funcionar como plataforma para o Mercosul e a América do Sul. Vivemos um bom momento. Depois de 10 anos de recessão a economia do Japão está crescendo e as exportações brasileiras também.

De janeiro a julho deste ano as exportações do Brasil foram de 31% e a do Estado paulista foi de 39,9%. São Paulo está liderando as exportações brasileiras, sendo responsável por mais de 1/3 de tudo que o País exporta. Na área tributária, Alckmin acrescentou que o Estado é um dos poucos do país que devolve o crédito para quem exporta, por meio do fast track. “Somos um dos poucos que cumprem a lei Kandir”. Alckmin lembrou a redução do ICMS em vários setores produtivos como calçado, álcool, têxtil, para pequenas empresas, entre outros. Ele criticou o aumento de carga tributária existente no País. “Há estados aumentado a carga tributária sobre a energia elétrica, ICMS, combustível e telecomunicação enquanto São Paulo está reduzindo os impostos”.

Viagem ao Japão

O presidente da Câmara Japonesa no Brasil, Makoto Tanaka, disse que o Japão está interessado em ampliar seus investimentos em São Paulo. Comentou que a visita de Alckmin ao Japão causou um bom impacto político naquele país, representando um marco no relacionamento entre os dois países.

Para tratar sobre os preparativos da comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil, a ser comemorado em 2008, o Alckmin convidou o embaixador do Japão no Brasil para participar de um almoço no Palácio dos Bandeirantes.

Valéria Cintra