Alckmin explica a transferência de traficante carioca

Governador anunciou que o traficante estará incomunicável na penitenciária de Presidente Bernardes

qui, 27/02/2003 - 16h14 | Do Portal do Governo

Governador anunciou que o traficante estará incomunicável na penitenciária de Presidente Bernardes

Atendendo a um pedido do Governo Federal, feito por meio do Ministério da Justiça, o governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira, dia 27, que o Estado de São Paulo fará a guarda do traficante carioca Luiz Fernando da Costa (Fernandinho Beira Mar) pelo prazo de 30 dias. Ele ficará preso e incomunicável na cadeia de segurança máxima do município de Presidente Bernardes. O anúncio foi feito após o evento que marcou o início das obras de mais um piscinão na bacia do Pirajussara, na Zona Sul da Capital.

Alckmin declarou: ‘O ministro da Justiça, Márcio Thomas Bastos, nos ligou duas vezes, falando em nome do Governo Federal. Ele informou a gravidade da situação do Rio de Janeiro e a condição de emergência, pelo fato do Governo Federal não ter penitenciária de segurança máxima. Nós explicamos a dificuldade de São Paulo e falamos que não tínhamos como receber em caráter definitivo, porque não é um preso paulista. Mas que se houvesse, por razão de emergência, uma necessidade por um período curto, que nós poderíamos receber.’

O governador confirmou que o prazo será de apenas 30 dias, sem possibilidade de prorrogação, e que posteriormente o traficante será realocado pelo Ministério da Justiça para outra cadeia fora do Estado de São Paulo. Segundo ele, este é um ato de solidariedade. ‘Outros Estados já nos ajudaram em situações semelhantes. Quando houve a mega-rebelião do Carandiru e nós tivemos de tirar os líderes de organizações criminosas, o Estado do Rio Grande do Sul recebeu 10 presos de São Paulo e nos ajudou. Agora, nós vamos ajudar o Rio de Janeiro’, disse.

Para Alckmin, enfrentar o crime organizado deve ser uma prioridade de todos. ‘Temos de agir com responsabilidade. Eu venho há dois anos enfatizando a necessidade de se construir penitenciária de segurança máxima federal, mas infelizmente ainda não temos. É uma situação grave e é uma questão de responsabilidade. A determinação de São Paulo não é fugir de problemas e sim enfrentar o crime organizado. Tanto é que estas siglas de facções criminosas desapareceram daqui do Estado.’

O governador também disse que a população pode ficar tranqüila. ‘É uma penitenciária segura, a mais segura do país, e todo o esforço de segurança já foi feito’, afirmou.

Rogério Vaquero